Festival | Da redação | 25/07/2017 09h27

Abertura do Fesdom teve samba e defesa da cultura

Compartilhe:

O Festival Douradense de Música (FESDOM) foi aberto oficialmente na noite do último domingo (23) com uma cerimônia realizada no Teatro Municipal. Em tempo de crise econômica e cortes de verbas em todos os órgãos públicos do Brasil, o tom dos discursos que marcaram a solenidade foi de irrestrita defesa da manutenção das iniciativas culturais. Na sexta-feira (21), um sarau com apresentação da banda O Santo Chico, realizado no espaço Sucata Cultural, já havia dado largada ao evento.

A diretora artística do FESDOM, Thais Costa, foi a primeira a subir no palco para falar ao público presente. Ela agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a execução do Festival, bem como os artistas e as pessoas que colaboraram para a organização do evento. Por sua vez, a coordenadora de cultura da UFGD, Gicelma Chacarosqui, fez um discurso empolgado, ressaltando que são tempos difíceis para quem produz cultura no Brasil, mas exaltando a capacidade de colaboração de todos para vencer esse período ruim.

Gil Esper, secretário de cultura de Dourados, ressaltou o apoio da Prefeitura ao evento e elogiou a Universidade pela iniciativa. “A UFGD é, sem dúvida, a maior promotora de cultura da cidade”, ressaltou. O evento contou ainda com a presença da reitora Liane Calarge, que convidou todos a aproveitar a programação do FESDOM. “A música tem potencial de mudar as pessoas e é função da Universidade apoiar e fomentar a arte”.

A cerimônia terminou com a apresentação do Clube de Sambas Saudosa Clotilde, de Campinas. Composto por cinco integrantes, o grupo animou o público com um repertório recheado de clássicos do samba tradicional. Composições de Noel Rosa, Nelson Cavaquinho e Dona Ivone Lara fizeram todos levantar para sambar animados próximos ao palco.

Fesdom

O FESDOM é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados, com investimento do Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, além das parcerias com a Secretaria de Cultura do Município de Dourados, Casa de Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul e do Casulo Espaço de Cultura e Arte e Sucata Cultural.

A programação do Festival ocorrerá a cada final de semana, até o dia 12 de agosto. Também serão promovidas oficinas para formação musical em instrumentos de sopro, percussão, regência, improvisação, educação musical, harmonia e arranjo. A novidade este ano será o workshop de “Coaching voltado para a carreira de músico”, onde os participantes terão contato com técnicas e conteúdos que auxiliarão na inscrição de projetos e na administração da própria carreira. Cada workshop acontece em apenas um dia, já as oficinas têm duração de 3 a 5 dias, dependendo da opção escolhida.

Para ficar por dentro de toda a programação e fazer inscrição em um dos workshops e oficinas, acesse o site https://www.fesdom.com/.

Agenda de shows

28 julho, às 20h, Rubacão Jazz (Paraíba), no Teatro Municipal
29 julho, às 20h, Oz Brass (São Paulo), no Teatro Municipal
30 julho, às 20h, Camerata UFMS – Cordas, no Teatro Municipal
04 agosto, às 20h, DouraJazz (Dourados), no Teatro Municipal
05 agosto, às 20h, Musi'Art (Rio Grande do Sul) | Participação especial: Camerata Douradense, no Teatro Municipal
06 agosto, às 20h, Luz, Poesia e Tambor (Campo Grande/MS), no Teatro Municipal
08 agosto, às 18h, Confraria do Choro & Casa de Cultura UEMS, na Feira Agroecológica do Parque dos Ipês
11 agosto, às 20h, Quinteto Maringá (Paraná), no Teatro Municipal
12 de agosto, às 16h, Grupo Calangatuke (Dourados), na Feira Central
12 de agosto, às 20h, Orquestra UFGD (Dourados), no Teatro Municipal

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS