Festival | Da Assessoria | 07/07/2019 08h13

Divulgada a programação de Cinema do 20º Festival de Inverno de Bonito

Compartilhe:

O cinema estará presente na 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Crianças, jovens e adultos poderão assistir a filmes nacionais e regionais produzidos pelos nossos cineastas e também a exibições com recursos de acessibilidade. É a magia do cinema chegando pertinho do público do festival, em escolas, assentamentos e na cidade de Bonito.

Os filmes nacionais “Encantados”, “Lino”, “Tito e Os pássaros” e “Sobre Rodas”, foram selecionados visando ao público infantil, jovem, e às famílias. “São filmes que exploram temas apropriados para eles, despertam a imaginação, abordam assuntos importantes para a sociedade como a natureza, lendas e folclores, o medo e a inclusão social”, diz Lidiane Lima, do Núcleo de Artes Visuais da FCMS.

Já o público jovem e adulto será contemplado com os filmes nacionais “Benzinho”, “Lixo Extraordinário” e “Teu mundo não cabe nos meus olhos”. Tratam de temas importantes do dia a dia, da família, da vida em comunidade. “O filme ‘Lixo Extraordinário’ já foi exibido durante o Festival em 2011. Foi selecionado novamente em comemoração à 20ª Edição do Festival, por ter sido o filme que mais contou com a presença do público. Foi necessário, na época, que abrir uma sessão extra”, afirma Lidiane.

Os filmes regionais selecionados por edital para exibição durante o Festival são: “Boas vindas”, de Ara de Andrade Martins; “As Invenções de Akins”, de Ulísver Silva; “Fujona – Em busca da liberdade”, Lú Bigatão; “Irmãos de Alma”, de Filipi Silveira; “Rema Tour – Bonito MS 2018”, de Pedro Henrique Subtil e “À Procura de Marçal”, de Caroline Cardoso e Natália Morais.

As sessões começam no dia 20, e na programação pré-festival, até o dia 24, acontecerão em escolas municipais de Bonito, do distrito Águas do Miranda e do Assentamento Projeto Guaicurus.

No sábado, dia 26 de julho e no domingo, dia 27, as sessões serão acessíveis: o filme “Sobre Rodas” (26/7 às 9h) terá recursos acessíveis para cegos e surdos e logo após a sessão haverá um bate papo com o diretor do filme, Mauro D’Addio. Para a exibição de “Teu mundo não cabe nos meus olhos” do dia 27, às 9 horas, haverá intérprete de libras e após a sessão também acontecerá um bate-papo com especialistas em acessibilidade cultural. As sessões acessíveis estão abertas para o público de instituições que trabalham com pessoas com deficiência e também ao público em geral.

Confira abaixo a programação completa de cinema do XX FIB 2019:

20 DE JULHO – SÁBADO – PRÉ-FESTIVAL

19h – Tito e Os Pássaros

(Brasil, Animação, 2019)

Local: EMR Águas do Miranda/Polo

Distrito Águas do Miranda [Bonito/MS]

Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai e descobrir sua própria identidade.
Duração: 73 minutos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto // Roteiro: Gustavo Steinberg, Eduardo Benaim// Produção: Gustavo Steinberg, Daniel Greco, Felipe Sabino //Elenco: Pedro Henrique Marina Serretiello Matheus Solano Enrico Cardoso Denise Fraga Matheus Nachtergaele LipeVolpato Otávio Augusto Antoniela Canto Nelson Baskerville Cesar Marchetti Fernando Paz Elcio Sodré Vinicius Garcia

21 DE JULHO – DOMIGO – PRÉ-FESTIVAL

19h – Tito e Os Pássaros

(Brasil, Animação, 2019)

Local: EMR Ozório Jaques

Assentamento Projeto Guaicurus [Bonito/MS]

22 DE JULHO – SEGUNDA – PRÉ-FESTIVAL

19h – Sobre Rodas

(Brasil, Aventura, 2019)

Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado

Sinopse: Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.

Duração: 72 minutos

Classificação: Livre

Ficha técnica: Direção e Roteiro: Mauro D’Addio // Produção: Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio // Elenco: Lara Boldorini, Cauã Martins

23 DE JULHO – TERÇA – PRÉ-FESTIVAL

19h – Sobre Rodas

(Brasil, Aventura, 2019)

Local: Escola Municipal João Alves da Nóbrega

24 DE JULHO – QUARTA – PRÉ-FESTIVAL

19h – Sobre Rodas

(Brasil, Aventura, 2019)

Local: Escola Municipal Professora Durvalina Dornelles Teixeira

25 DE JULHO – QUINTA

9h – “Boas Vindas”

(Mato Grosso do Sul, Animação, 2018)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: “Boas-vindas” é um curta-metragem em animação que convida o espectador a uma interessante e educativa viagem no tempo, para conhecer quem foram e como viveram os primeiros habitantes do território de Mato Grosso do Sul, mais de 12.000 anos atrás.

Duração: 7minutos e 4 segundos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Roteiro, produção e direção: Ara de Andrade Martins // Locução: Leandro Sosi // Ilustrações: Wanick Corrêa // Animação: Helton Pérez // Chefe do MuArq: Emília Marikokashimoto // Consultoria científica: Gilson Rodolfo Martins

9h15 – Tito e Os Pássaros

(Brasil, Animação, 2019)

Local: Câmara Municipal de Bonito

14h – As Invenções de Akins

(Mato Grosso do Sul, Ficção, 2018)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Akins é um menino que adora construir seus próprios brinquedos. Depois de ver um programa de TV, resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Porém o que parecia ser apenas uma brincadeira, se torna um grande desafio para sua autoestima.

Duração: 33 minutos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Roteiro, Direção e Montagem: Ulísver Silva // Produção: Thays de Souza // Direção de Arte e Fotografia: Helton Pérez // Elenco: Vítor Vieira de Freitas, Maria Eny, Luis Carlos Santana, Júlio G. Carrapateira, Henrique dos Santos Lopes, João Alisson, José Antônio Venega Marques e Agenor Age.

14h30 – Encantados

(Brasil, Fantasia, 2017)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Uma jovem paraense se envolve com uma criatura mágica que só ela consegue enxergar. Zeneida é uma das filhas de um importante político do Pará. Com mais dez irmãos, ela se destaca por seu jeito atrevido, perseverante e teimoso. Sensitiva, vê e escuta coisas que mais ninguém enxerga ou ouve, e após se mudar para a Ilha do Marajó fica encantada com Antônio, figura misteriosa que encontra nas andanças pela propriedade da família. A paixão pelo estranho e a intimidade com a natureza não são vistas com bons olhos por seus pais e a rebelde jovem passa a enfrentar um grande conflito dentro de casa ao ser considerada lunática.

Duração: 78 minutos

Classificação: 12 anos

Ficha técnica – Direção: TizukaYamasaki // Roteiro: TizukaYamasaki// Produção: // Elenco: Carolina Oliveira, Thiago Martins, Letícia Sabatella, José Mayer, Dira Paes, Ângelo Antônio, Laura Cardoso, Cássia Kiss.

26 DE JULHO – SEXTA

8h30 – Fujona – Em busca da liberdade

(Mato Grosso do Sul, Experimental, 2018)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Resgatada ainda filhote, uma onça pintada fugiu por duas vezes do CRAS (Centr de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande e ocupou, entre o fim de 2010 e o início de 2011, o noticiário regional. A fujona mostrava ali sua vontade de vivenciar a liberdade. Mas como deve ter sido, para o animal, passar por essa situação? O curta-metragem “Fujona em busca da liberdade” reconstrói os fatos, mas sob o ponto de vista da onça-pintada.

Duração: 22 minutos e 41 segundos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Lu Bigatão Rios // Co-roteirista: RosineyBigatão // Assistente de Direção: Carlos Diehl // Direção de fotografia e cinegrafia: Fabricio Borges e Tatiana Varela // Produção: Fernanda Kunzler e ClaudineyPecois // Som direto, trilho sonora e pós-produção de áudio: DOPE Áudio Design // Edição: Carlos Diehl e RosineyBigatão // Colorização e vinhetas: Tatiana Varela

9h – Lino: Uma Aventura de Sete Vidas

(Brasil, Animação, 2017)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Lino trabalha como animador de festas, mas não aguenta mais ter que suportar todos os maus tratos feitos pelas crianças, que zombam dele por trabalhar com uma ridícula fantasia de gato gigante. Determinado a mudar sua vida, ele contrata os serviços de um feiticeiro, mas, inesperadamente, a magia acaba sendo um tiro no pé e Lino se transforma justamente em um felino enorme.

Duração: 93 minutos

Classificação: 6 anos

Ficha técnica: Direção: Rafael Ribas //Elenco: Selton Mello, Luiz Carlos de Moraes, Dira Paes, Paolla Oliveira.

14h – Irmãos de Alma

(Mato Grosso do Sul, Ficção, 2015)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Um parque e dois amigos. Thelma (Nadja Mitidiero) revela um antigo segredo para Rui (Filipi Silveira) provocando conseqüências que podem afetar esta bela amizade, justamente no parque que é o refúgio destes dois amigos de infância

Duração: 19 minutos 46 segundos

Classificação: Livre

Ficha técnica: Direção: Filipi Silveira // Roteiro: Filipi Silveira // Colaboração de Roteiro: Nadja Mitidiero // Produção: Filipi Silveira, Roberto Leite e Nadja Mitidiero // Produção Executiva e Direção de Produção: Filipi Silveira e Roberto Leite // Direção de Fotografia e Câmera: Roberto Leite // Direção de Arte: Filipi Silveira // Logagem e Montagem: Roberto Leite e Kinho Guedes // Colorista: Joaquim Diez // Som Direto: Israel Miranda e Rafael Higa

14h30 – Lixo Extraordinário

(Brasil, Documentário, 2011)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Do Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo – localizado na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro – para sofisticadas salas de exposição de arte e casas de leilão. A trajetória do lixo dispensado no aterro, matéria-prima para o trabalho do artista plástico Vik Muniz, é acompanhada no documentário Lixo Extraordinário, dirigido pela inglesa Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley.

Duração: 98 minutos

Classificação: Livre

Ficha técnica: Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley//Elenco: Vik Muniz

27 DE JULHO – SÁBADO

9h – Sobre Rodas [Sessão Acessível]

(Brasil, Aventura, 2019)

Local: Câmara Municipal de Bonito

9h30 – Roda de conversa com o diretor do filme SOBRE RODAS sobre a questão dos meios acessíveis no filme.

Mediador: Ivone Angela dos Santos

Convidados com deficiência: Marcio Felipe, Adriano Gianotto, Mauricio Loubert

Trabalhar a questão de Acessibilidade: Márcio Felipe (RJ) cego, Adriano Gianotto (UFMS) surdo, Prof. Mauricio Loubert (UFMS), Profa. Verônica Mattoso (UFRJ) e Profa. Ivone Angela (FCMS)

Público alvo: Professores, produtores culturais, artistas, empresários e público em geral

14h – Rema Tour – Bonito MS 2018

(Mato Grosso do Sul, Experimental, 2018)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: A tour é um importante elemento da cultura Skateboard, onde um grupo de amigos se reúne para viajar, compartilhar experiências e movimentar a cena de skate local. Nesse curta, compartilhamos momentos que vivemos em Bonito – MS, conseguimos reunir uma parte da família Rema e passar alguns dias nesse maravilhoso cartão postal brasileiro.

Duração: 10 minutos e 27 segundos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Direção: Pedro Henrique Subtil – Iti// Produção: Marcelo MattioliRizzi, Lucas Guedes de Moraes, Guilherme França da Silva, Renato Jurgielewisz, ElyelPulgatti de Souza, Vitor Cantarieri Martins de Carvalho, Gian Phelippe França da Silva Souza, Bruno dos Santos Silva, ElioAngelo da Costa.

14h30 – À Procura de Marçal

(Mato Grosso do Sul, Documentário, 2016)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: A vida e a luta de Marçal de Souza são o enredo deste documentário, contado em fotografias, documentos e matérias de jornais. Tupã-i (Deus Pequeno) foi um Guarani assassinado em 1983 por nunca se calar contra injustiças aos povos indígenas. Desde o batismo, estava predestinado a ser um líder, seja como missionário ou no movimento indígena brasileiro. Sua luta ganhou o mundo e mesmo após a morte, continua viva.

Duração: 24 minutos e 20 segundos

Classificação: Livre

Ficha Técnica: Direção, roteiro e imagens: Caroline Cardoso e Natália Moraes // Captação de Áudio: Natália Moraes // Pesquisa e Produção:Caroline Cardoso e Natália Moraes //Montagem: Caroline Cardoso // Ilustração e Design Gráfico: Lucas Mateus

28 DE JULHO – DOMINGO

9h – Teu mundo não cabe nos meus olhos [Sessão Acessível]

(Brasil, Drama, 2018)

Local: Câmara Municipal de Bonito

Sinopse: Vitório, cego de nascença, é dono de uma pizzaria herdada de seu pai no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo, e é famoso por oferecer a melhor pizza dos arredores. Vivendo uma vida feliz com a mulher Clarice e a filha Alicia, ele sente que superou todas as dificuldades da cegueira e que deu a volta por cima. Mas, ao descobrir que existe a possibilidade de enxergar, Vitório inicia um conflito consigo mesmo e precisa tomar uma grande decisão.

Duração: 93 minutos

Classificação: 10 anos

Ficha técnica – Direção: Paulo Nascimento// Elenco: Edson Celulari, Soledad Villamil, Leonardo Machado

Roda de Conversa após a exibição do filme “Teu mundo não cabe nos meus olhos”

Trabalhar a questão de Acessibilidade: Márcio Felipe (RJ), Adriano Gianotto (UFMS), Prof. Mauricio Loubert (UFMS), Profa. Verônica Mattoso (UFRJ) e Profa. Ivone Angela (FCMS)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS