Festival | Da redação | 26/10/2018 11h15

III Festival da Educação Infantil mobiliza rede municipal de Dourados

Compartilhe:

Teve início na manhã desta quinta-feira (25) o III Festeid (Festival da Educação Infantil de Dourados). A ação ocorreu no auditório e no pátio da Prefeitura de Dourados e tem sequência a partir das 14h nos mesmos locais. O Festival tem continuidade na quinta-feira (26) durante todo o dia e à noite no Espaço Esperança (Rua José de Alencar, esquina com Weimar Torres).

É estimado que 4 mil crianças estejam participando das atividades. De acordo com Cláudia Marinho Noda, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil Municipal, os 39 Ceim’s do município confirmaram participação.

O Festival teve sua primeira edição em 2016 e diante da aceitação foi ampliado neste ano. A coordenadora ressalta que a proposta é colocar as crianças como “protagonistas” e envolver também os profissionais.

O trabalho lúdico é destacado por ela. “As atrações foram pensadas com muito carinho; todas serão especiais e teremos a participação do Edinho Paraguassu, professor que tem uma proposta brilhante de ludicidade”, disse.

Edinho Paraguassu citou a satisfação de acompanhar a atividade e disse que a Educação Infantil não tem sentido se não promover o “brincar” como forma de integrar o aluno e compartilhar conhecimentos.

Ele ressaltou a importância da gestão investir em ações como o Festeid. “Na Educação Infantil, o brincar tem que ser parte do processo. Percebo com alguns professores a importância dessa ação, que está na terceira edição. Poucos lugares do Brasil valorizam a Educação Infantil como está acontecendo em Dourados e isso merece ser parabenizado”, ressaltou.

Joana D’arc Castilho, coordenadora do Ceim Sara Penzo, falou sobre como a ação agrega em cultura e conhecimento. “É um momento que vai ficar registrado; integra as crianças e é muito importante para eles, principalmente para aquelas que não têm acesso a essas ações continuamente, daí a ideia de trazê-las para ver uma peça de teatro, brincadeiras diferentes; é especial”, disse.

A valorização da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e com a garantia do desenvolvimento integral de cada criança foi enfatizado como marco da gestão Délia Razuk pela coordenadora Claudia Marinho Noda.

“A nossa prefeita Délia Razuk apoia imensamente essa ação e junto ao secretário de Educação Upiran Gonçalves nos dá toda base para projeto estes”, citou enfatizando ainda a oferta de formações continuadas para os profissionais da área.

Além da sexta-feira (25), o Festeid terá sequência no dia 10 de novembro, em escolas municipais, Ceim’s e no Parque Rego D’agua.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS