Festival | Portal da Educativa | 13/11/2018 09h34

Oficinas preparam clima para o Festival de Rua do Toro Candil 2018

Compartilhe:

Oficinas realizadas entre os dias 13 e 14 de novembro preparam terreno para o Festival de Rua do Toro Candil 2018, que acontece no próximo mês em Porto Murtinho e reforça uma tradição cultural paraguaia muito presença naquela região da fronteira.

Foram anunciadas três oficinas, todas realizadas no Pólo de Formação Acadêmica da cidade às margens do rio Paraguai: Acordeon e Viola, com Vilella e Osmar Medina; Ambientação, com Cello Lima; e Máscaras Artísticas, com Fábio Germano. AS atividades serão realizadas das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Com investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), o Festival de Rua do Touro Candil é organizado pela Prefeitura de Porto Murtinho e o governo do Estado, por meio da Secc (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania) e a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). O evento acontecerá entre os dias 4 e 8 de dezembro, sendo uma importante manifestação cultural da região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

O Toro Candil envolve o resgate de uma tradição paraguaia surgida há quase dois séculos. A lenda, adaptada no Brasil, envolve a disputa de dois touros –Bandido, verde, e Encantado, amarelo– pela paternidade do famoso Touro Candil. Suas raízes remetem à homenagem do povo paraguaio à Nossa Senhora do Caacupê, padroeira do país vizinho e patrona de Porto Murtinho. Seus devotos são conhecidos como “promesseros”, que lhe direcionam diferentes pedidos e prestam honras a ela em 8 de dezembro, seu dia oficial.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS