Fotografia | Da redação | 26/07/2018 05h32

Alunos se entusiasmam com Oficina de Fotografia em Bonito

Compartilhe:

Olhares atentos à explicação do professor e muito interesse e entusiasmo ao buscar o melhor ângulo para os exercícios práticos. Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes demonstraram bastante curiosidade e vontade de aprender na aula do dia 24 da Oficina de Fotografia com Câmera de Celular, ministrada pelo professor Alexandre Sogabe.

Fabíola Alves Pereira e Odilaine Martins Rosa, do 3º ano, não tiveram dúvidas quando os professores passaram nas salas avisando sobre a realização da oficina na escola: decidiram se inscrever. Fabíola sempre gostou de tirar fotos, principalmente de paisagem, dos seus gatos e de si mesma. Já Odilaine tira fotos com a câmera que seu namorado comprou. Ela quer se especializar e trabalhar em Campo Grande fazendo books fotográficos.

Fabíola trabalha numa agência de passeios turísticos e pretende fazer boas fotos para divulgar seu trabalho nas agências, além de também pretender atuar como perita da Polícia Militar, tirando fotos. Ela se prepara para o concurso público no mês que vem. “Eu trabalho na recepção da empresa, e às vezes o cliente cobra se não tem fotógrafo para acompanhar os passeios. Nossa cidade precisa de mais fotógrafos. Tem empreendimentos que falta abrir a mente, colocar fotógrafos para trabalhar. Aqui no curso estou aproveitando bem o aprendizado, tem coisa que eu nunca tinha ouvido falar, nem sabia que tinha essas regras. Melhora muito a foto”.

Descontraídos e engraçados, Lucas Lima e Renan Gonçalves, do 2º ano, gostam de fazer “fotos zoadas” dos amigos e colocar nas redes sociais. Lucas sempre faz fotos nos aniversários e Renan faz fotos de paisagens. “Aqui estou aprendendo a tirar fotos de maneira correta, com o melhor ângulo. Minhas fotos posto nas redes sociais ou uso como papel de parede no celular”, diz Renan.

Lucas disse que as técnicas aprendidas na oficina ajudam nos trabalhos da escola. “Aprendemos o ângulo correto para fazer slides, para as fotos não ficarem escuras, ajuda na edição. Aprendemos a maneira correta de fotografa, a dar mais valor na fotografia. Numa foto tem que cuidar muito o fundo, o que você pega. Não pretendo ser profissional, mas utilizar como hobbie nas horas vagas”.

A diretora, Maria Luiza Rossi, disse que a escola, sempre que tem oportunidade, participa desses eventos culturais. “Esta oficina soma com o aprendizado do dia-a-dia do aluno, porque este passa a utilizar os recursos midiáticos nos trabalhos escolares de forma mais eficaz. Eles não só fazem a oficina e pegam o certificado, eles usam o conhecimento depois. É uma coisa muito boa para eles, são oportunidades que se abrem”.

Para Maria Luiza, é positivo o fato de o Festival de Inverno de Bonito envolver a escola, porque faz com que o aluno participe do processo cultural. “Ele não é só o espectador, ele está produzindo. Eles se sentem valorizados, isso os estimula a continuar com esta veia artística. A população tem que aprender a valorizar o trabalho artístico”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS