Fotografia | Da redação | 15/03/2018 14h16

Calendário reúne fotografias de Ipês em Nova Andradina

Compartilhe:

O Concurso Fotográfico “Quando Florescem os Ipês...” realizado pela Prefeitura de Nova Andradina através da Fundação Nova-Andradinense de Cultura, com o objetivo de revelar talentos da fotografia e promover a contemplação das belezas naturais do cerrado, encerrou sua programação coroando as melhores fotografias com a confecção de calendários de mesa contendo as belas imagens registradas pelos participantes do concurso.

O lançamento e entrega oficial do calendário foi realizado durante evento em que a Funac celebrou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Museu, quando os vencedores do concurso apresentaram o resultado do projeto ao público do encontro “Momento Delas”, que reuniu artistas mulheres da música local, além de apresentações culturais dos projetos desenvolvidos pela Fundação Nova-Andradinense de Cultura, o resultado do trabalho dos concorrentes.

Para melhor divulgar o resultado do trabalho dos fotógrafos profissionais e amadores que residem em Nova Andradina, vencedores do concurso, foram impressos 500 calendários representando em cada mês as imagens da florada dos ipês que encantam todos os anos tanto quem mora no campo, sobretudo, quem anda pelas ruas e praças de Nova Andradina.

Os vencedores foram conhecidos depois de votação do público visitante da Mostra “Como Florescem os Ipês...”, exposta no Museu Municipal entre os meses de setembro e outubro de 2017. O objetivo do projeto, conforme a diretora-presidente da Fundação Ana Lúcia Vasconcelos, é divulgar o trabalho dos profissionais e amadores através do calendário anual de 2018, contendo nele as melhores fotos do concurso. “Estimular e revelar o talento dos fotógrafos locais, valorizar e despertar a observação da comunidade na beleza desta árvore, considerada a árvore símbolo do cerrado brasileiro.”, declarou a diretora-presidente da FUNAC.

As fotos escolhidas foram na maioria flagradas por fotógrafas. Neuza Gonzaga dos Santos, Emanuelly Peres Fernandes, Yasmin Bombarda Farhat, Aline Teodoro, Eduardo Godoy Fuso e Elio da Silva de Oliveira foram os vencedores e seus trabalhos ilustram o calendário 2018.

Nesta quarta-feira 14, o prefeito Gilberto Garcia, idealizador da proposta do concurso, recepcionou no Paço Municipal alguns dos vencedores do concurso e recebeu dos mesmos o resultado do trabalho coroado no Calendário 2018. Acompanhados da diretora Ana Lúcia Vasconcelos, estiveram no encontro com o prefeito as fotógrafas Neuza Gonzaga dos Santos, Yasmin Bombarda Farhat, Aline Teodoro e Elio da Silva de Oliveira. A impressão do material foi um investimento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Uma das participantes, Yasmin Bombarda Farhat destacou a importância da iniciativa. A fotógrafa, que também é arquiteta, entende que vale incentivar os moradores a valorizar e a cultivar as belezas naturais em combinação com a cidade. "Nova Andradina é uma bonita cidade e a beleza dos ipês realça e diferencia ainda mais nossas ruas e praças. Foi uma experiência incrível participar e ajudar na divulgação dessas belezas. O concurso foi muito positivo pois desperta talentos e a observação desta árvore símbolo do nosso país", disse Yasmin.

O Ipê é uma árvore diferente da maioria das outras: quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos. Quando se vê um ipê florido, sabemos que a primavera está próxima — a maioria dos ipês florescem no final do inverno ou no começo da primavera. A imagem do ipê é bastante representativa do Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS