Fotografia | Da redação | 20/04/2016 14h26

Centro Cultural abre turma para curso de Fotografia Avançada

Compartilhe:

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para o curso de Fotografia Avançado – Modos Criativos, ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe. As aulas são gratuitas e acontecem de 26 a 28 de abril, das 18h30 às 21h30. Podem participar maiores de 12 anos que possuam máquina fotográfica profissional ou semiprofissional.

Nesta etapa do curso serão trabalhados os modos criativos de configuração que permitem maior liberdade de criação ao fotógrafo. Na atividade serão abordados a prioridade de abertura, prioridade de exposição e modo manual. O objetivo é desenvolver conteúdos de controle do diafragma, controle do obturador e o controle do fotômetro. Serão expostos ainda conceitos de profundidade de campo e nitidez, velocidade de exposição, aplicação do borrão no controle do movimento e o movimento congelado.

O curso de Fotografia do Centro Cultural é dividido em três blocos: Iniciante – Configurações iniciais; Avançado – Modos Criativos; Edição de Imagem (Parte 1 e 2). Foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia desde 2008.

O curso oferecerá 40 horas de atividades ao longo de quatro meses com o objetivo de introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia. As etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Professor

Alexandre Sogabe é Gestor de Artes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).

Já desenvolveu os seguintes módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015) e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviço: O curso terá certificado, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br apenas no dia 20 de abril a partir das 16 horas. Os inscritos deverão trazer máquina fotográfica profissional ou semiprofissional. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS