Fotografia | Da redação/com Assessoria | 18/05/2015 11h20

Exposição fotográfica retrata bastidores da imprensa de Campo Grande

Compartilhe:

Ser apaixonado por gente, pela rua e por histórias. Acompanhar fatos e acontecimentos. Mergulhar na notícia e saber disputar 1m² com 13 pessoas e 5 tripés. Vida de Jornalista é assim. E foi observando - e vivenciando - essa correria, que Guilherme Pimentel, estudante de Jornalismo da UFMS, decidiu registrá-la.

O trabalho deu origem à exposição fotográfica Bota a cara na lente, que entra em cartaz na Galeria de Imagens do Curso de Jornalismo da UFMS nesta segunda-feira, 18 de maio, às 18 horas, onde permanece até o dia 6 de junho. 

O repórter fotográfico como observador

Seja de texto, fotográfico, cinematográfico ou de rede, ser repórter é ir além de transformar fontes em deuses ou demônios, guerras em paz, paz em guerras. A ousadia e a criatividade também são fundamentais para evitar o drible da fonte, que hora sim hora não, insiste em passar feito vulto no enquadramento desejado, borrando as aspas dos bastidores. "Cadê minha caneta? - Olha, uma caçamba! - Da uma licencinha? - Meu cabelo tá legal? - Pô, olha o meu pé!"

Pimentel explica que a exposição vem sendo trabalhada desde março, e que espera despertar a curiosidade do público. “É um tema que as pessoas tem interesse em descobrir justamente por ser o que está por trás da notícia e não ser mostrado”, explica."Esses são detalhes que ninguém sabe, ninguém vê, além de nós, da imprensa. Quem lê uma notícia no impresso ou assiste na TV à uma coletiva de imprensa, não imagina onde a gente sobe pra pegar um ângulo melhor, como a gente corre atrás das pessoas, o quanto a gente se desdobra", Finaliza Pimentel.

Por isso, ir atrás de histórias para os leitores é a razão de muitos feriados perdidos e namoros desfeitos. É mais que uma mistura de responsabilidade e curiosidade. Ser repórter é entregar-se a profissão.

SERVIÇO – A exposição segue aberta até 6 de junho na Galeria de Imagens, do curso de jornalismo da UFMS, localizada na campus universitário, S/N. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-7437 ou (67) 9812.3321.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS