Fotografia | O Estado MS | 28/01/2017 19h24

Exposição mostra o dia a dia da Capital e do interior do Estado

Compartilhe:

A cidade vive e se tem um profissional que acompanha e registra a rotina dela são os fotojornalistas. Foi pensando em mostrar para os sul-mato-grossenses o dia a dia da profissão que os fotógrafos João Garrigó e o Marco Miatelo tiveram a ideia de criar a exposição “Fatos e Fotos”, que está aberta para a visitação gratuitamente no shopping Bosque dos Ipês até o dia 18 de fevereiro, na praça de alimentação do local.

“A ideia surgiu a partir do projeto Luz na Rodô, instituído na antiga rodoviária. Expomos a ‘Fatos e Fotos’ em novembro de 2016 pela primeira vez. As fotos tinham 20×30 de tamanho e para a mostra no shopping nós ampliamos para 30×40”, contou João Garrigó.

Ao todo são 31 imagens, cada uma delas feita por um fotojornalista durante o horário de trabalho. As obras fotográficas são um reflexo de acontecimentos marcantes da Capital e também do interior do Estado, abordando construções históricas, questões sociais vivenciadas pelas comunidades, o cotidiano da vida campo-grandense, a vida do trabalhador, além das belezas naturais.

O processo curatorial foi realizado de forma independente: cada um apresentou uma imagem que lhe tenha marcado durante sua rotina enquanto fotógrafo. Elas são assinadas por Álvaro Rezende, André Bittar, Chico Ribeiro, Cleber Gellio, Daniela Salazanetti, David Majella, Edson Ribeiro, Gerson Walber, Guilherme Pimentel, Henrique Kawaminami, Henrique Drobnievski, João Garrigó, Kisie Ainoa, Luiz Alberto, Luciano Muta, Marcelo Calazans, Marcelo Victor, Marco Miatelo, Marcos Erminio, Paulo Klaizer, Roberto Higa, Rachid Waqued, Renan Kubota, Roberto Okamura, Rodrigo Pazinato, Tião Guimarães, Toninho Souza, Valter Patrial, Victor Chileno, Wagner Guimarães e Wesley Ortiz.

Objetivo da exposição é virar um projeto que revele a realidade da cidade em fotos

A intenção é fazer da “Fatos e Fotos” um projeto. “Queremos tornar a exposição temática e rotineira, para que possamos mostrar algumas realidades da cidade para a população. Por exemplo, mostrar as crianças da Cidade de Deus no inverno”, explica.

Para o fotógrafo do jornal O Estado, Guilherme Pimentel, é uma honra participar de um trabalho desse porte ao lado de pessoas renomadas na categoria. “Demonstra a interação do novo e do velho, dos mais experientes, com os iniciantes, e essa aproximação é muito importante para ambos, pois mistura novas técnicas com a experiência desses grandes nomes. Outra parte que é importante ressaltar é a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho, além do espaço que é nos dado diariamente nos jornais e portais on-line”, diz.

Ele completa: “tiramos várias fotos por dia, sempre buscando informar de um ponto de vista diferente, e muitas vezes, não há espaço para publicarmos, por diferentes razões, e espaços como o da exposição, são uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho e sobretudo nossas experiências na rua, no dia a dia, no front da informação”. avalia

Já para Wesley Ortiz, também do veículo impresso O Estado, o convite soou surpreendente. “A princípio fiquei surpreso e receoso por não ter grande experiência no fotojornalismo. A paixão por esse estilo de fotografia surgiu em 2013, quando ganhei de um amigo um livro com a coletânea de imagens do fotojornalismo de 2008, chamado ‘O Melhor do Fotojornalismo’”, finaliza.

Serviço – A visitação pode ser feita todos os dias, das 10h às 22h e é aberta ao público. O shopping Bosque dos Ipês fica na avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, Novos Estados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS