Fotografia | Da Redação/Com MS Notícias | 25/07/2012 12h56

Foto-filmes de curta-duração no "Cine Brasil"

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) exibe no projeto "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro" de terça a sexta-feira (24 a 27 de julho), Foto Filmes de curta-duração. As sessões acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 18h30 e a entrada é gratuita.

"Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro" é um projeto do Núcleo de Audiovisual da FCMS, sendo exibido normalmente na última semana do mês e utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura (MinC) e de Festivais de Cinema disponibilizando obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública.

Foto fixa. Imagem estática em movimento. Edição de som. Basicamente estas são as principais características dos foto filmes, trabalhos realizados a partir de imagens still em set, sem o sistema tradicional de registro fílmico contínuo. Partindo dessas fotografias fixas, cria-se toda uma dramaturgia, tanto no uso de truca para filmar essas fotos com os recursos de panorâmica e zoom, quanto principalmente com uma edição sonora que complementa a imagem e dá uma razão àquele fluxo. Esta seleção traz recentes trabalhos brasileiros nesse formato.

Na terça-feira (24) serão exibidos os filmes: Vinil Verde (PE, 2004, Ficção, Colorido, 13 min, 14 anos) de Kleber Mendonça Filho. Mãe dá à filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde. E o filme Banco de Sangue (SP, 1998, Ficção, Colorido, 4 min, 14 anos) de Luiz Montes, mostra a reação de um garoto diante da violência dos adultos e do excesso de TV.

Na quarta-feira (25) é a vez dos filmes: Gaivotas (RJ, 1997, Experimental, Colorido/PB, 10 min, 14 anos), do diretor Cristian Borges. O tempo não existe; só aqui existe. A tragédia não existe; só existe a fome. E o filme Para sempre assim (MG, 2001, Ficção, PB, 7 min, 14 anos) dos diretores João Carlos Lemos e Róger Carlomagno. O filme retrata a vida de um casal que lida com problemas de comunicação e relacionamento, algo muito pessoal, mas também universal. É um conto urbano que passa em São Paulo, mas poderia ser qualquer outra cidade grande.

Na quinta-feira (26), será exibido o Arpoador (RJ, 2005, Experimental, Colorido, 4 min, 14 anos), da diretora Fernanda Ramos que mostra um dia no Arpoador contado através de fotografias. Em seguida terá apresentação do filme Aqueles Dias (RJ, 2004, Ficção, Colorido, 10 min, 14 anos) de Gustavo Nasr que retrata a história de Paulo e Camila contada através de seu baú de fotografais.

Na sexta-feira (27), o projeto finaliza com a exibição dos filmes: Jugular (RJ, 1997, Ficção, Colorido, 5 min, 14 anos), da diretora Fernanda Ramos. O curta experimental é composto por fotografias coloridas e mostra o encontro entre um rapaz e uma moça, à noite, culminando em um viaduto. E do filme Juvenilia (SP, 1994, Experimental, PB, 7 min, 14 anos) de Paulo Sacramento que retrada um grupo de jovens munidos de ferramentas, pedras e pedaços de pau. Uma sequência de fotos em preto e branco.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS