Fotografia | Da Redação/Com Assessoria | 21/08/2013 10h55

Mostra fotográfica que incomodou Igreja é exposta na UFGD

Compartilhe:

A intervenção artística urbana  denominada “SobreSaltos” que incomodou a Igreja Católica, é tema de exposição na Galeria de Artes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A exposição, reúne fotos de mais de um ano de intervenção, nas diversas cidades por onde ela passou.

A mostra de fotografias coletivas permitirá ao público conhecer um pouco dos caminhos percorridos pelos artistas sul-mato-grossenses que foram noticia internacional.

Os artistas Stélio Constantino Barbosa e Nizael Flores de Almeida iniciaram o projeto “SobreSaltos” em Dourados, com intuito de fomentar discussões e propor a desconstrução de alguns paradigmas sobre o gênero. O Trabalho já percorreu diversas cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, tendo despertado diversas (re)ações do público.
Segundo Flores, “SobreSaltos busca o estranhamento no cotidiano e atingir o público transeunte, nem sempre acostumado e frequentador de espaços artísticos, exposições, teatros, etc'.

Partindo-se do pressuposto que “homens não usam salto” e que este tipo de calçado é próprio do universo feminino, a presença de um ou mais homens em espaços públicos transitando com vestimentas masculinas, com destino certo e sem exposição do salto e fita adesiva, permite ao transeunte ver ou enxergar o “diferente/estranho” e agir/reagir a ele.

Recentemente realizada novamente no Rio de Janeiro, durante a visita da Santidade o Papa Francisco, a intervenção foi registrada e divulgada na mídia nacional e internacional como sendo um protesto contra a visita do Papa ao Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS