Fotografia | Da redação | 28/09/2017 10h25

Mostra reúne o presente e o passado da Capital na Feira Central

Compartilhe:

A fotografia tem o poder de eternizar momentos. Basta um clique e o olhar do fotógrafo será registrado para sempre. Foi essa ferramenta que o coordenador do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Roberto Figueiredo, escolheu para apresentar Campo Grande aos campo-grandenses e aos moradores que foram adotados por essa terra. Em 2017, quando a cidade completa 40 anos como capital de Mato Grosso do Sul, Roberto promove um resgate do crescimento do município por meio da mostra “Campo Grande tem história” realizada na Feira Central.

Com painéis montados na entrada da Rua 14 de julho, a exposição traz 26 fotografias que expõem pontos da cidade em duas versões: atualmente e na década de 1930. Os registros antigos foram resgatados do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) e os feitos recentemente foram fotografados por Roberto. “A proposta é mostrar como a cidade é rica em história. Resgatamos pontos como a Praça Ari Coelho, a Matriz de Santo Antônio e o Mercadão Municipal para que o público veja a mudança que esses lugares sofreram com o passar dos anos”, explicou o coordenador.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), a mostra fotográfica foi lançada na noite desta quarta-feira (27). Na data, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da UCDB, Gillianno Mazzetto, pontuou a importância do trabalho desenvolvido: “Só pode conduzir o novo e, de fato inovar, quem olha para a história e consegue fazer uma leitura inteligente. É isso o que a mostra permite, olhar para aquilo que traz os nossos traços”.

Segundo a chefe do núcleo de memória da Sectur, responsável pela Arca, a exposição fotográfica é, mais do que nunca, uma forma de fazer com que a população crie mais vínculo com a cidade. “Essa mostra é uma forma de divulgar não só os arquivos armazenados na Arca, mas a cidade em si. Expor isso para o público faz com que as pessoas desenvolvam o sentimento de amor pelo local. Há tantos prédios bonitos, lugares que já existiram e foram demolidos e aqui os moradores têm a oportunidade de ver tudo isso”, comentou.

Ainda durante o lançamento da exposição, Lenilde Ramos, gerente de patrimônio cultural da Sectur falou sobre os bons resultados promovidos junto com a Católica: “Ficamos muito felizes com a parceria firmada com a UCDB, a gente espera contar com a Instituição para que o trabalho em conjunto avance com novas propostas e projetos”.

Vários acadêmicos da UCDB visitaram a mostra fotográfica na noite de lançamento. Um deles foi João Pedro Falcão De Maria, aluno do 2º semestre de História. “É um projeto legal porque há muitos pontos turísticos aqui na cidade e a maioria das pessoas não sabe como eles surgiram, sem falar que grande parte deles são hoje bem diferentes do que no passado. Então, a mostra é uma forma também de ensinar as pessoas e fazer com que elas valorizem a nossa cidade e o nosso Estado”, esclareceu.

A mostra fotográfica segue até domingo (1/10) e estará aberta ao público no mesmo horário de funcionamento da Feira Central — quinta-feira e sexta-feira a partir das 16h e no sábado e domingo a partir das 12h. Para obter mais informações sobre a exposição entre em contato com a coordenação do curso de História por meio do número (67) 3312-3424.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS