Fotografia | Top Midia News | 06/02/2017 11h12

Renomado na arquitetura, fotógrafo expõe na Capital olhar poético que encontrou no interior baiano

Compartilhe:

Com mais de 30 anos de carreira captando tons e formas arquitetônicas mundo afora, o premiado fotógrafo paulistano Marcelo Aniello divide com quem quiser ver seus registros feitos no litoral da Bahia, cheio de natureza e pessoas. O lugar que recebeu os cliques e agora é palco de exposição das fotografias é Trancoso, distrito de Porto Seguro, destino paradisíaco que recebe milhares de turistas ao ano.

Os trabalho dedicado e delicado virou o livro Cores de Trancoso, nome que dá a cara da característica diferente escolhida para as fotos, geralmente feitas por Aniello em preto e branco. A poesia da natureza e da arquitetura simples e cheia de personalidade recebe a exposição destes registros até o dia cinco de fevereiro na região do Quadrado Histórico, no Hotel da Praça.

São expostas dezenas de imagens sob uma nova perspectiva visual, em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. O formato é alternativo, com inúmeros painéis fotográficos gigantes com 2,20m por 1,60m, todos com intervenções artísticas de artistas plásticos locais e pintores do Coletivo de Arte.

“Acumulo essas fotos durante os anos, mas no ano passado conheci uma pessoa que faz eventos, Ismael nogueira, e que tinha morado aqui. Ele me apresentou vários lugares e veio essa ideia de ir além com as fotos. Só em 2016, visitei Trancoso mais de dez vezes e consegui captar esse tom rico do local”, conta Aniello.

A exposição, que é gratuita, tem recebido elogios emocionados de moradores e turistas. “Fico super orgulhoso. Dia desses, uma das senhoras que fotografei em uma janela veio me elogiar. Todo mundo está adorando, o impacto é muito diferente do trabalho com interiores, urbano. Gosto muito da natureza também, da simplicidade, das pessoas”, diz.

Depois do dia cinco de fevereiro, a exposição fica na galeria Casa das Artes. Após a temporada na Bahia, Aniello vem a Campo Grande realizar trabalhos particulares dentro da arquitetura.

Sobre o fotógrafo

Em 1986, quando em Nova York, Aniello descobriu exatamente a maneira de realizar todo o seu natural e inquieto anseio artístico: fotografar prédios e formas arquiteturais em todo mundo, até os dias de hoje.

Suas fotos já foram publicadas internacionalmente em revistas como as renomadas Architectural Digest, Metropolitan Home, Architectural Record, Modern Luxury Magazine, Vogue Maison e outras mais. Marcas exclusivas, além de referências únicas no ramo de arquitetura, como os arquitetos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha escolheram Marcelo Aniello para memorizar suas obras. Além de diversas personalidades, incluem marcas e empresas de prestígio em seu portfolio, como ArcelorMittal, Artefacto, Florense, Ornare, Saint-Gobain, Pilkington, entre outras.

Sua lista de prêmios incluem exemplos como o Foto Cine Clube Bandeirante, Lisboa Idéia e o prêmio do IAB (Instituto de Arquitetos do brasil). Participou também de exposições em diversas edições da Bienal de São Paulo, no Art Basel, em Miami e outras exposições pelo Brasil e mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS