Fotografia | Da redação | 20/08/2017 16h26

Sesc recebe exposição fotográfica “Noroeste do Brasil”

Compartilhe:

Na semana em que Campo Grande completa 118 anos, o Sesc Morada dos Baís recebe uma exposição que resgata o cotidiano do transporte ferroviário na Capital e no Estado. A exposição fotográfica “Noroeste do Brasil: um trem para o Oeste”, de Rachid Waqued, estará aberta para visitação a partir da vernissage, que ocorre na terça-feira, dia 22, às 19 horas. Permanece no local até o dia 30 de setembro, com visitação de terça a sábado (exceto feriados), das 14h às 20 horas.

Rachid ressalta a importância de levar a exposição à Morada dos Baís, prédio histórico, e também porque a linha férrea sofreu mudança no traçado a pedido do dono do imóvel, Bernardo Franco Baís, que tinha grande influência política na Capital à época.

Ele lembra que o trem trouxe o desenvolvimento ao Estado e com o fim da circulação as estruturas ganham novas finalidades culturais que chegam à população. As 20 fotos que vão integrar a exposição foram tiradas no período compreendido entre 1985 e 2012, mas a maior parte delas antes de 1996, quando o trem de passageiros deixou de circular. Além de registros na Capital, também outros na região do Pantanal, como Miranda e Porto Esperança.

Sobre Rachid Waqued – Filho de pai libanês e mãe nascida em Corumbá, descendente de Sírios, Rachid nasceu em Campo Grande, em 19 de outubro de 1953. É formado em Engenharia Civil pela UFMS, pós-graduado em Marketing. Cursou as faculdades de História e Artes Visuais.

Lecionou a disciplina de fotografia, nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, nas Universidades Dom Bosco e Federal do Mato Grosso do Sul.

Participou de várias exposições coletivas e realizou 23 exposições individuais. Tem publicado seus trabalhos, sejam fotográficos ou textos relativos a fotografia, em revistas tanto Nacionais e Internacionais. Com trabalhos expostos em vários Museus Nacionais. Tem atuado em pesquisas que visam resgatar e dar visibilidade aos trabalhos dos fotógrafos pioneiros do Mato Grosso do Sul.

Serviço – O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Ao longo da próxima semana, haverá uma programação especial em alusão ao aniversário da Capital. Acompanhe no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS