Gastronomia | Da redação | 04/07/2018 10h29

Alunos de Turismo participam do I Festival Gastronômico Terra Vermelha

Compartilhe:

Entre os dias 23 e 24 de junho, alunos do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Dourados, participaram do I Festival Gastronômico Terra Vermelha, no Parque do Ipês.

O evento, que é fruto de uma parceria entre os professores de gastronomia e chefs Marlon Libório e Gabriel Pimentel, teve como objetivo divulgar a culinária brasileira, desde a raiz até a contemporaneidade. O Festival contou com o apoio de vários parceiros, dentre os quais o Curso de Turismo da UEMS/Dourados.

Sete acadêmicos participaram do processo de montagem, execução e desmontagem do evento, sob a coordenação da professora Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, que ministra as disciplinas de Planejamento e Gestão de Eventos I e II, em parceria com a professora e coordenadora do curso de Turismo, Graci Marlene Pavan. “Os estudantes participaram de reuniões para acertar detalhes do trabalho a ser realizado, acompanharam o processo de montagem do evento, atuaram como equipe de apoio durante a sua execução e auxiliaram na coordenação da desmontagem do evento. Oportunidade esta que é bem pertinente a formação desses acadêmicos, uma vez que, tanto eventos quanto gastronomia são duas grandes áreas de atuação do turismologo”, explicou a professora Gaci Marlene Pavan.

Diego Pacheco, aluno do 3º ano do curso de Turismo, acredita que participações como essas, só dão visibilidade ao curso e a instituição, além de contribuir fortemente para a formação do aluno enquanto futuro profissional do turismo. “É através de eventos locais que podemos fazer contatos profissionais e mostrar aos poucos o que aprendemos na teoria. Se apresentarmos um bom trabalho, existem grandes possibilidades de terminarmos o curso já trabalhando na área. Temos de estar sempre atentos, pois somos observados e avaliados o tempo todo. O segredo é mostrar-se sempre pró-ativo e mostrar muito serviço, afinal, quem não é visto não é lembrado”, destacou o aluno.

A professora Maria Cristiane destacou que a gastronomia é um segmento que vem crescendo muito em Dourados, que tem se mostrado um celeiro de grandes talentos na área, assim como todo o Mato Grosso do Sul, e que o potencial de atração de visitantes para esses eventos é muito alto. “Além de buscar um alimento de ótima qualidade e sabor, a experiência gastronômica almejada por esse público envolve todo o preparo do ambiente, a hospitalidade e o conhecimento da cultura que a gastronomia carrega, o que torna esse tipo de evento uma oportunidade perfeita de aliar os conhecimentos da gastronomia e do turismo”, exclamou a professora.

Durante os dois dias do festival, Chefs do Mato Grosso do Sul ministraram aulas-shows gratuitas a população. Os stands dos Chefs também ofereciam uma variedade de cardápios com preços acessíveis, além de contar com um espaço destinado a feira agroecológica. Para os organizadores, o Festival Terra Vermelha foi um grande sucesso de público e crítica, e eles já se preparam para as próximas edições.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS