Gastronomia | Da Redação/Com Notícias MS | 23/08/2015 22h47

Chefs degustam receitas e produtos da culinária regional

Compartilhe:

Com o intuito de apresentar produtos regionais e pratos genuinamente pantaneiros, o Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) ofereceu uma degustação a chefs de cozinha e jornalistas convidados. O evento aconteceu no Hotel Galileu na sexta (21), ao som de Marcelo Loureiro que no mesmo momento tocava no palco do Festival América do Sul Pantanal (FASP), em Corumbá.

Para Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal e organizadora do Fegasa, a proposta do evento é incentivar o orgulho pela identidade regional, tanto gastronômica quanto cultural. “Queremos apresentar a singularidade de nossos produtos. Quando eles se tornam possíveis na mesa dos cidadãos, a cadeia produtiva de pequenos produtores é ativada e ocorre o crescimento de toda a região. Por isso queremos que todos conheçam e degustem nossas riquezas”, frisa a diretora-presidente.

Entre os pratos servidos, no sistema finger food, estavam o peixe ao urucum, farofa de carne seca com banana da terra, carne de jacaré, bolacha paraguaia com carne seca, queijo nicola e requeijão de corte, bebidas como licor de bocaiúva e suco de chá mate queimado na brasa, sementes aperitivo de acuri (ou bacuri) e o doce pantaneiro furrundu, feito à base de mamão e açúcar mascavo.

Para Andréa Freire, secretária adjunta da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), ações de fomento às produções locais são de extrema importância para o desenvolvimento econômico. “Apresentar as produções locais para chefs de grandes restaurantes de Mato Grosso do Sul e até do Brasil é uma forma de desenvolver a cultura do consumo de produtos da terra. E quando esses produtos são ofertados à população, elas se apropriam e acabam aceitando muitos no dia-a-dia”, avalia Andréa.

O chef campo-grandense Gustavo Helney, filho de corumbaenses, ressalta que já utiliza ingredientes regionais em seus pratos. “Estou desenvolvimento um trabalho de utilizar a fruta do caraguatá, que é tipicamente do cerrado”, exemplifica o chef. Ele é o responsável pelas oficinas gastronômicas de cozinha contemporânea durante o Fegasa.

O festival acontece de 21 a 23 de agosto no Sindicato Rural de Corumbá e está inserido na programação do Festival América do Sul Pantanal (FASP). As oficinas de cozinha regional são feitas pelos chefs Vera Chaves, Marcílio Galeano e Paulo Machado; Gustavo Helney com cozinha contemporânea; Edu Rejala com as cozinhas peruana e japonesa; Vanessa Taba com confeitaria; Jimmy McManis com a “ogrostronomia” e ainda o sommelier Ivan Alves com harmonização de queijos e vinhos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS