Gastronomia | Da redação | 19/11/2017 20h00

Concurso vai escolher 1º Mestre Pantaneiro da culinária amadora

Compartilhe:

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, promove o 1º Concurso Mestre Pantaneiro de Culinária. O evento, que tem como principal objetivo incentivar a criatividade no âmbito da culinária corumbaense, será realizado dentro do VI Fegasa (Festival Gastronômico Sabores), que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro na capital do Pantanal.

Para participar do concurso é preciso ser maior de 18 anos, brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado. Não é permitida a participação de profissionais da área, sendo entendidos como profissionais aqueles que desempenham qualquer tipo de atividade remunerada como cozinheiro ou ajudante de cozinha em estabelecimentos que comercializem produtos alimentícios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 na Fundação de Turismo do Pantanal, localizada na rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral, ou pelo email concursomestrepantaneiro@gmail.com. Cada participante poderá inscrever uma única receita. O prato deve conter no mínimo um ingrediente típico da região, sendo vedada a inscrição de receitas que não atendam este quesito.

Seleção

O I Concurso Mestre Pantaneiro ocorrerá em uma única etapa. Caso haja mais de 15 pratos inscritos, haverá uma pré-seleção apresentada ao corpo técnico da Fundação de Turismo do Pantanal. Na fase de apresentação e julgamento dos pratos, tanto na pré-seleção quanto na seleção final, os mesmos deverão ser apresentados em um prato único para que possa ser avaliado pelo júri técnico.

Os pratos inscritos deverão ser levados na Arena Gastronômica, que será montada no Sindicato Rural de Corumbá, na Avenida General Rondon, no dia 29 de novembro, até às 15h30. Os três primeiros lugares, além de terem suas receitas publicadas no site do Município de Corumbá/MS, ganharão troféus do concurso. O primeiro colocado ainda ganhará um prêmio surpresa que será divulgado no dia da etapa final.

Julgamento

A Comissão Julgadora será formada por cinco pessoas, sendo: dois chefs de cozinha; um membro da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico; um membro do Conselho Municipal de Turismo; e um jornalista. Serão avaliados os seguintes critérios e pontuações: harmonia de sabor e textura (com notas de O a 3); criatividade (com notas de O a 2); técnica Utilizada (O a 2) e apresentação do prato/estética (com notas de O a 3).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS