Gastronomia | Com Prefeitura de Corumbá | 11/11/2019 18h44

II Mestre Pantaneiro testa criatividade com a carne de jacaré

Compartilhe:

Integrando a programação do VII Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA), a segunda edição do Concurso Mestre Pantaneiro acontece no próximo dia 16, às 15 horas, na sede do Sindicato Rural de Corumbá, localizada na rua Delamare.

Nesta segunda-feira, 11, os inscritos participaram de uma consultoria com o gerente de produção da Caimasul, Willer Girardi, que deu dicas sobre o preparo e manuseio da carne de jacaré, ingrediente obrigatório para todos os participantes.

“Essa é uma carne magra e isso tem que ser levado em consideração no processo de cocção. Comentamos com o pessoal para selar ela rápido. É uma carne que não tem sangue acumulado, então sempre trabalhos com ela ao ponto para mal passado. E mesmo mal passada, ela não vai apresentar aquele veio de sangue e, mesmo assim, é uma carne que mantém a suculência”, explicou Willer.

“Também orientamos sobre salgar a carne já na hora de selar para não perder água e, além disso, na hora de selar não ficar mexendo para que ela perca ainda mais água”, complementou o zootecnista, que também é um profundo conhecedor da proteína do jacaré.

“Já fiz muitos testes e posso dar umas dicas produtivas para o pessoal, pois tem corte que ficar melhor cozida, outra selada, outra assada. Isso contribuiu para que as pessoas acabem acertando mais”, explicou o representante da Caimasul, elogiando também a criatividade dos participantes e destacando a parceria da empresa com o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal.

“Achei muito bacana, tem receitas bem criativas e vamos ver como ficará o resultado final. Nós da Caimasul somos parceiros. Acho muito importante divulgar para a população local sobre a carne de jacaré. Você consegue fazer tudo com o jacaré, do pescoço a ponta do rabo. Fazemos um aproveitamento integral do bicho”, finalizou.

Os três primeiros lugares do II Concurso Mestre Pantaneiro, além de terem suas receitas publicadas no site do Município de Corumbá, ganharão troféus do concurso e um prêmio surpresa que será divulgado no dia da etapa final. O objetivo é incentivar a criatividade no âmbito da culinária corumbaense; agregar valor à oferta turística; valorizar a culinária caseira em suas variações; despertar o interesse pela culinária cotidiana e estimular o consumo da carne de jacaré.

Os pratos inscritos no II Concurso Mestre Pantaneiro são:

Aurea Celest Pinto de Araújo
Prato: Moqueca de Rabo de Jacaré com Toque de Bocaiúva

Christiane Gomes Machado Viana
Prato: Muqueca de Jacaré com Manga e Gengibre

Fábio André Marchi de Oliveira
Prato: Jacaré no “Camalote” ao Molho Catarina

Fabricio dos Santos Bezerra
Prato: Jacaré à portuguesa

Fátima Beatriz S. S. Cavalcante
Prato: Empadão de Jacaré

Gregório Alberto Curvo Neto
Prato: Moqueca de Jacaré

João Alberto Espíndola
Prato: Filé de Jacaré Grelhado ao Molho de Gorgonzola com Seleta de Legumes, acompanhado de arroz branco

João Manoel da Rosa Sales
Prato: Crocodile Burguer

Josenira Aparecida Cavasana
Prato: Fricasse de jacaré ao toque pantaneiro

Luiz Henrique da Silva
Prato: Strogonoff de jacaré

Nidia Zolabarrieta Costa
Prato: Empadão de Carne de Jacaré

Otávio Ferreira de Mattos
Prato: Jacaré Show Realness

Sandra Soares Garcia
Prato: Escondidinho Jacaré

Sidney Cherman Zolabarrieta Costa
Prato: Saltenha de Jacaré

Thiago Leite de Oliveira
Prato: Jacaré com escamas ao molho de ervas

Thierry Alexandrino Jeremiano

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS