Geral | Da redação | 19/10/2018 08h58

​Ações para fortalecer a Orquestra UFGD são anunciadas

Compartilhe:

Aproveitando o público de amantes da música que estava presente no primeiro dia do 5º Festival Douradense de Música (FESDOM), o vice-reitor da UFGD, Marcio Eduardo de Barros, falou sobre as novas ações que serão realizadas para valorizar a Orquestra UFGD. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (17), no Teatro Municipal.

O auxílio financeiro por meio de programa de bolsas já havia sido anunciado em setembro na abertura do 9º Festival Internacional de Teatro (FIT), pela pró-reitoria de Extensão e Cultura, Juliana Carrijo. O objetivo dessa nova modalidade de bolsa será o de ajudar nos custos dos membros da Orquestra, seja para manutenção dos instrumentos seja para colaborar com o transporte, porque todos são voluntários e alguns moram nas cidades da região e se deslocam duas vezes por semana para ensaiar à noite na UFGD.

Na quarta (17), o vice-reitor citou novamente essa bolsa e acrescentou que a UFGD está aguardando recursos do Ministério da Educação (MEC) para a compra de novos instrumentos musicais para a Orquestra, no valor de aproximadamente R$ 450 mil. Com essas duas ações, o foco é manter e valorizar a Orquestra para que ela continue existindo nos próximos anos.

Além de anunciar essas novidades, os discursos da noite, tanto do vice-reitor Marcio Eduardo de Barros quanto da coordenadora de Cultura, Gicelma Chacarosqui, foram em tom de despedida e agradecimento, lembrando que o período da gestão dessa reitoria é de 2015 a 2019 e que neste tempo eles conseguiram manter os eventos culturais já realizados e criar outros novos, mesmo em tempos de crise.

Logo após a solenidade de abertura, a banda Clube do Litoral Central fez o show da noite. A banda é formada por um coletivo de sete cantores, compositores e instrumentistas que refletem a cena atual da música sul-mato-grossense: Jerry Espíndola (voz e violão), Rodrigo Sater (voz e violão), Guga Borba (voz e violão), Ju Souc (voz e bateria), Renan Nonato (acordeon), Leandro Perez (voz e guitarra) e Rodrigo Teixeira (voz e baixo). Um dos momentos mais emocionantes do show foi a dedicatória que Renan Nonato fez de uma música de sua criação para os avós que estavam presentes na plateia. “Vocês sabem, vocês são meus grandes incentivadores e é com muito carinho que vou tocar essa música para vocês”, disse Renan Nonato, que é douradense.

FESDOM
O FESDOM tem como essência desde o seu surgimento o fortalecimento e a permanência do movimento musical instrumental e independente de grupos atuantes no Brasil e no Mato Grosso do Sul. A edição deste ano é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Cultura do Município de Dourados, o Banco Sicredi e a ADUF.

PROGRAMAÇÃO
Dia 19 – às 20h - NOMADE ORQUESTRA / SP, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 20 – às 17h - PANTANAL GROUP / MS, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 20 – às 20h - CLUBE DE SAMBA SAUDOSA CLOTILDE / SP, na ADUF Dourados (Rua Arthur Frantz, 290, Parque Alvorada)
Dia 21 – às 20h - QUINTA ESSENTIA / SP, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 24 – às 20h - VILLELA E OSMAR MEDINA / MS, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 25 – às 20h - QUARTETO TOCCATA / MS, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 26 – às 20h - GIBÃO ALAKÁ / SP, no Teatro Municipal de Dourados
Dia 26 – às 22h - SARAU DO FESDOM | SHOW CATARSE RETRÔ, na ADUF Dourados (Rua Arthur Frantz, 290, Parque Alvorada)
Dia 27 – às 20h - MARCELO LOUREIRO / MS, no Teatro Municipal de Dourados

Confira a programação completa na página do evento: www.fesdom.com
Mais informações no e-mail fesdomusica@gmail.com ou pelo telefone: 3410-2874.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS