Geral | Por Adersino Valensoela Gomes Junior | 08/10/2019 14h50

Atividades artísticas em comemoração ao “Dia do Surdo”

Compartilhe:

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vinculado à Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), realizou, no dia 28 de setembro, no período vespertino, apresentações de teatro e oficinas de expressão corporal, com o tema “Setembro Azul”

Com a participação de estudantes do Atendimento Educacional Especializado, oferecido pelo Centro, as comemorações foram alusivas ao Dia do Surdo, com a participação dos familiares dos discentes, professores e profissionais do CAS.

Todos compartilharam momentos agradáveis na quadra de esportes, onde foi apresentado pela professora Eliane Bambil a importância do “Setembro Azul”, apresentação de teatro dos professores surdos e oficinas de expressão corporal e facial.

Essas atividades propiciaram a experiência de apreciação da arte teatral por meio de vivências e de expressão corporal, bem como interação dos participantes. O encontro alcançou seu objetivo proporcionando um ambiente de convivência entre os estudantes surdos e professores.

Palestra

No dia 26 de setembro, foram realizadas palestras voltadas à comunidade surda, onde a enfermeira sanitarista Raquel Trefzger de Melo, proferiu sobre: “Saúde e Prevenção de Doenças Endêmicas”,

A psicóloga Valeska Barros da Cruz, palestrou sobre o tema: “Qualidade de Vida e Saúde Mental”, na sequência houve apresentação teatral, dirigida e realizada pelos professores surdos do CAS, com o tema: “A Importância da Comunicação em Libras no Contexto Escolar e Familiar”.

Os estudantes egressos surdos e professores de Libras do Atendimento Educacional Especializado – AEE, foram homenageados. Foi um momento de interação e aprendizado entre as 105 pessoas presentes, dentre elas, Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais, Instrutores Mediadores Modalidade Sinalizada, Guia-Intérprete de Língua de Sinais, comunidade surda e seus familiares.

Feira Central

No dia 27 de setembro os estudantes do CAS visitaram, no período vespertino, a Feira Central de Campo Grande. O intuito do evento foi atrair a comunidade ouvinte que desconhece a Língua de Sinais, a fim de terem esse primeiro contato com a cultura surda, oportunizar aos surdos bem como seus familiares, um momento com a comunidade e os seus pares linguísticos, em meio a uma grande socialização entre os surdos e ouvintes.

O evento contou com apoio da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (AFECETUR), na disponibilização do espaço cultural da Feira Central. No local aconteceram diversas atrações Culturais, tais como: Apresentações do grupo de dança do Ensino Médio da Escola Estadual Lino Villachá “Calouros 17”, com a participação do estudante surdo Carlos Magno; Apresentação teatral dos professores do CAS; Palhaço Sombra realizado pelos professores Flavia Ortiz e Ramon Peres. Além disso, no suporte técnico, tivemos o apoio da Feira Central, na cedência do palco e mesa de som.

O grande êxito desta ação foi ver em atividades culturais, pessoas surdas e ouvintes convivendo e se relacionando de forma igualitária. Isso expressa a importância da divulgação da Cultura Surda e da sua língua, desconstruindo, assim, estereótipos acerca do sujeito surdo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS