Geral | Da redação | 01/08/2018 09h04

Bibliotecas e Museu promovem há tempos o conhecimento a toda a comunidade

Compartilhe:

Tanto as Bibliotecas quanto o Museu de Arqueologia da UFMS constituem infraestruturas essenciais ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com materiais diversos para pesquisa e para a reconstituição e compreensão histórica regional, os locais são abertos a toda a comunidade, democratizando e promovendo o conhecimento.

Bibliotecas – Criada em 1965, quando a UFMS ainda era Faculdade de Farmácia e Odontologia de Mato Grosso, a Biblioteca Central foi instalada em Campo Grande. Assim como a Instituição, a Biblioteca passou por diversas mudanças de regime e de estatuto e, após a federalização da UFMS, em 1979, foi transformada em Órgão Suplementar, subordinada à então Pró-reitoria de Órgãos Suplementares.

Já naquele momento a Universidade implantou a estrutura para o Sistema de Bibliotecas da UFMS que englobaria, além da Biblioteca Central na capital, as Bibliotecas Setoriais sediadas nas cidades onde já havia unidades da Instituição: Aquidauana, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Inicialmente essas estruturas no interior eram subordinadas à Biblioteca Central somente na parte técnica.

Inauguração do antigo local da Biblioteca Central, onde hoje funciona o curso de Arquitetura e Urbanismo
Em 1986, por meio da Resolução de n° 213, uma nova estrutura para as Bibliotecas foi aprovada com a Biblioteca Central passando ao status de Núcleo e as demais permanecendo como Bibliotecas Setoriais.

Quatro anos depois, em 1990, por meio da Resolução de nº 184, o Núcleo foi transformado em Coordenadoria de Bibliotecas e passou a ser subordinada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. As Bibliotecas Setoriais, agora em número maior devido à presença da UFMS nos municípios de Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, passaram a Seções, vinculadas tecnicamente à Coordenadoria e administrativamente à Direção de cada câmpus.

Desde 2006, com a criação da Universidade Federal da Grande Dourados, a Biblioteca Setorial de Dourados e todo o seu acervo não mais integram o Sistema de Bibliotecas da UFMS.

Em 2008 a Biblioteca Central na Cidade Universitária foi transferida para um novo prédio, construído especificamente para atender a toda a comunidade. A infraestrutura dispõe de banheiros, amplo espaço para consulta do acervo, guarda volumes, computadores para consulta online, espaço para treinamentos, ambiente climatizado, laboratório de informática, cabines para estudos individuais e coletivos, salas para reuniões e terminais para autoempréstimo.

Museu – O Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) foi criado em 2006 resultante de pesquisas realizadas há cerca de 20 anos pela equipe do Laboratório de Pesquisas Arqueológicas do Câmpus de Aquidauana. Por meio das Instruções de Serviço de n° 125 de 03/08/2006, e n° 184 de 06/10/2006, da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, o MuArq foi instituído com o status de Divisão da UFMS e vinculação à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Implantado por meio da Resolução n° 53 de 27/09/2006, do Conselho Universitário da UFMS o Museu teve seus objetivos homologados pela Resolução n° 54 do mesmo dia. Trata-se de uma unidade institucional de caráter permanente, sem fins lucrativos, localizado em Campo Grande, no 1° andar do edifício do Memorial da Cultura e Cidadania Apolônio de Carvalho. O espaço foi cedido a título de comodato, por prazo indeterminado, pela Secretaria de Estado da Cultura, e é composto por uma exposição de longa duração, espaço lúdico-pedagógico, sala de audiovisual (auditório), sala da reserva técnica, sala de reuniões e sala dos pesquisadores. Atualmente o MuArq é vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultural e Esporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS