Geral | Da redação | 20/03/2018 14h40

Bonito inicia cadastramento de artistas e produtores para criar ‘banco de dados cultural’

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonito (Semec) deu início ao cadastramento de artistas amadores e profissionais, bem como de instituições locais ligadas à área da cultura, com objetivo de realizar um mapeamento do setor e organizar um banco de dados digital. A ideia é que os cadastrados possam atuar em eventos e projetos realizados ou apoiados pela Semec, como o Festival de Inverno, a FLIB (Feira Literária de Bonito), além de promover uma aproximação democrática entre o poder público e os agentes culturais.

O cadastramento faz parte reestruturação do setor, iniciada com a criação do Fórum Municipal da Cultura e com a definição de metas para o ano de 2018, entre elas, o resgate e posterior divulgação da cultura local, através de um diagnóstico atualizado da situação cultural do município, com finalidade de promover o setor e a mobilização dos artistas locais através de ações que visem o benefício da comunidade.

Poderão se cadastrar artistas maiores de idade ou menores (por meio de uma pessoa responsável) ou grupos artísticos, empresários e produtores (qualquer pessoa física ou jurídica que tenha experiência profissional em áreas relacionadas à cultura).

Uma vez cadastrados os inscritos passarão por uma avaliação realizada pela SEMEC, na qual comprovarão a autoria dos seus trabalhos, bem como a residência no município há pelo menos 2 anos. A avaliação levará também em conta critérios como originalidade e experiência comprovada.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Gambim as ações tornaram-se necessárias com a criação da Lei Estadual do Sistema de Cultura, onde os municípios ganharam mais força para articular também um sistema local. “Para essa verba ser repassada aos municípios, deve existir um fundo e esse fundo só é criado, essa verba, esse 1%, ou o que for determinado, ele só chega a este encontro caso o município esteja organizado, com a lei que institui o sistema Municipal de Cultura, com um Conselho Municipal de Cultura, juntamente com o Fórum Municipal de Cultura. Então todos esses segmentos organizados fazem com que seja de forma legal”.

Ainda segundo Roseli, Bonito possui muitas ações no papel, com várias questões já articuladas, mas quando se trata da parte financeira, orçamentária, ainda ‘esta na estaca zero’. “Nós não temos em mãos. Então nós estamos fazendo todo esse trabalho burocrático. Já estamos com a lei no nosso jurídico, para fazer uma análise, um estudo, para ser encaminhada para a Câmara Municipal para que ela seja aprovada e consequentemente, também já estamos assim, com o papel pronto para estruturar o nosso Conselho Municipal de Cultura e darmos continuidade aos demais segmentos e ações”, finalizou a secretária durante a posse da diretoria da Fórum, no início do mês.

Para realizar o cadastro os interessados devem acessar o link: http://www.bonito.ms.gov.br/cadastro

Após o preenchimento, a ficha de cadastro deverá ser enviada para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do e-mail semed@bonito.ms.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS