Geral | Com Arruda Comunicação | 26/03/2024 14h19

Espetáculo “Uma Moça na Cidade” chega ao bairro Aero Rancho

Compartilhe:

O projeto "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito", do grupo de teatro UBU, chega à região sul de Campo Grande. Nesta quarta-feira (27), a Aciesp (Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo), no bairro Aero Rancho, será o palco do espetáculo "Uma Moça da Cidade", com duas sessões - às 15h e às 19h. A instituição está situada na Rua Inocência Moreira dos Santos, n.º 45. A entrada é gratuita e as apresentações são abertas para toda a comunidade, basta reservar ingresso pelo número (67) 9 8170 6824, WhatsApp.

Contemplado com financiamento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), o "UBU Trans Erê" tem além dos objetivos centrais do projeto - valorizar a arte, educação e cultura regional de MS - uma razão especial para levar a peça até a comunidade, como explica o diretor do Grupo, Anderson Bosh.

"Dia 27 de março é o Dia Internacional do Teatro, queremos celebrar esta data com os moradores e pessoas atendidas pela Aciesp", argumenta Bosh que vê no projeto e no trabalho da Associação princípios semelhantes, " Ubu Trans Erê é um trabalho que vem para democratizar o acesso à cultura e levantar discussões cruciais sobre a experiência de corpos LGBTQIAPN+, especialmente os corpos pretos, trans e pessoas com deficiência. Em paralelo, a Aciesp tem suas ações voltadas às mulheres vítimas de violências, bem como crianças e idosos em situação de vulnerabilidade, são pontos convergentes entre nós".

"Trata-se de um trabalho tão rico e importante como essa peça que retrata a diversidade. Temos aqui grupos de pessoas LGBT, idosos, mulheres, crianças, jovens, e a ação também será aberta para toda a comunidade. Vamos convidar a comunidade, então, quem quiser participar, quem quiser vir assistir esse espetáculo maravilhoso está convidado", enfatiza a fundadora e presidente da Aciesp, Ceureci Ramos, que enxerga na cultura a possibilidade de pertencimento, "Nós somos uma instituição onde o combate à violência doméstica é o nosso carro chefe. A cultura é muito importante, pois nem todos têm acesso e a nossa região não poderia ficar de fora".

Além desta vertente social, em seu próprio bastidor o projeto "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" tem outro ponto interessante: o empoderamento cultural e profissional da equipe. "É que proporcionamos oportunidades de trabalho, renda e perspectivas de atuação profissional em artes para a comunidade LGBTQIAPN+. Temos vários profissionais que integram a equipe, pessoas que foram selecionadas e recebem uma bolsa, e estão desenvolvendo trabalho em produção, produção executiva, etc", pontua Douglas Moreira, ator da peça "Uma Moça da Cidade".

Itinerante: UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" será executado por 11 meses, percorrendo a cada mês uma comunidade diferente (bairro, aldeia, quilombo, etc).

A estimativa é de que o projeto atinja cerca de 3 mil pessoas até dezembro, sendo duas apresentações mensais de teatro com os espetáculos "Uma Moça da Cidade" e "Pelega e Porca Prenha - episódio: Na Mata do Pequi". Os locais e datas das apresentações são definidos conforme a disponibilidade de agenda das instituições que irão sediar o trabalho.

Além dos espetáculos, o projeto contempla outras atividades como oficinas às comunidades sobre cultura popular brasileira, técnicas teatrais, arte, protagonismo negro, etc. Também são realizadas rodas de conversa com o público logo após cada sessão de teatro.

O projeto conta a produção-executiva de Bruna Riquelme, produção logística de Gabriela Lopes, medição e social media, Issel Chaia, intérprete de Libras, Tatiana Tassia, coordenação pedagógica Douglas Caetano, Capacitação (oficinas artísticas), Douglas Moreira e Edner Gustavo, Gestão do Projeto Anderson Bosh, e produção Grupo UBU. Já no palco, a magia do teatro fica por conta da direção de Anderson Bosh que, também, divide a cena com os outros dois atores, Douglas Moreira e Edner Gustavo, além da sonoplastia e iluminação de Douglas Caetano.

"UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito" é uma iniciativa que busca transcender fronteiras físicas e mentais, convidando todos a serem agentes no combate à violência de gênero, social e racial - rumo a uma sociedade pacífica e igualitária.

Realizado pelo Grupo UBU, o projeto conta com financiamento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal. Informações sobre a trupe de artistas e ao projeto acesse o Instagram (@grupoubu).

Serviço:

Projeto Cultural "UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito"

Espetáculo "Uma Moça da Cidade"

Datas: Quarta-feira (27 de março)

Horário: às 15h e às 19h

Local: Aciesp - Rua Inocência Moreira dos Santos, n.º 45, bairro Aero Rancho.

Entrada Gratuita - Classificação Livre

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS