Geral | Luísa Carvalho - Profile | 14/05/2022 15h10

Lançamentos e ações do Documenta Pantanal em 2022

Compartilhe:

Os fatos ocorridos nos últimos anos no Pantanal destacaram a importância de uma atenção constante ao bioma. Desde 2019, o Documenta Pantanal se dedica para que o ecossistema esteja na agenda da opinião pública brasileira, de organismos e instituições ligados a questões de sustentabilidade. “Em 2022, pretendemos avançar ainda mais como representante da articulação em prol do ecossistema, e seguimos com várias ações para ampliar o conhecimento sobre o Pantanal”, afirma Mônica Guimarães, coordenadora da organização, que é composta por pessoas e instituições que já há anos trabalham em prol do bioma.

Uma das ações, que acontece logo em março, é a nova temporada da websérie “Aulas Pantaneiras”. O projeto está no ar desde 2019 e traz explicações sobre aspectos geográficos e biológicos do bioma pelo professor Sandro Menezes Silva. O regime hidrológico, a hidrografia, as unidades de conservação e a etnobotânica do Pantanal são alguns dos temas que serão abordados nos novos vídeos.

Também ganha uma nova temporada a websérie “Artistas Pantaneiros”. A produção apresenta talentos de diversas áreas das artes que contribuem para a riqueza cultural da região. Além da continuidade desses dois projetos, novas produções estreiam em 2022. Entre eles a websérie “Mulheres Pantaneiras” e o filme “Um Rio Desbocado”, parceria com as organizações Acaia Pantanal e Instituto Taquari Vivo.

O calendário de lançamentos de 2022 não conta só com produções audiovisuais. Vários livros serão publicados com histórias que dão destaque ao bioma. Em “Diário de uma repórter no Pantanal”, a jornalista ambiental Cláudia Gaigher contará sobre sua experiência cobrindo a região. Do fotógrafo José Medeiros, “Céu e Inferno em terras alagadas” mostrará, por meio de fotografias, o que tem acontecido no Pantanal nos últimos dois anos. A reedição do livro de crônicas “Gente Pantaneira”, de Abílio Leite de Barros, também faz parte dos futuros lançamentos, assim com a obra “Nas terras de Cyríaco e da Viúva Rondon”, de Teté Martinho, e a reedição de “Reminiscências de nossas vidas”, de Izabel de Arruda Viegas.

Em 2021, a organização encabeçou a campanha Artistas Pelo Pantanal, que arrecadou mais de R$ 2 milhões em apoio às Brigadas Pantaneiras. Também esteve à frente da mobilização #NãoPonhaFogoNoPantanal, que repercutiu postagens de artistas, personalidades e vários outros setores da sociedade nas redes sociais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS