Geral | Da redação | 15/06/2018 18h27

Letras da UEMS realiza Congresso e Encontros de 28 a 30 de maio

Compartilhe:

O curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Dourados, realiza de 28 a 30 de maio o IX Encontro de Pesquisa na Graduação em Letras (EPGL), VIII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CNELLMS), VI Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação de Letras (EPPGL) e o I Encontro do ProfLetras que discutirão a temática “Letras: teoria e prática”, no Anfiteatro da UEMS em Dourados.

O CNELLMS congrega profissionais que atuam nas áreas de Linguística, Línguas e Literaturas na região Centro-Oeste do Brasil. O projeto visa substituir as semanas acadêmicas realizadas nos cursos de Letras da UEMS por meio de um único evento científico.

A realização do CNELLMS, em conjunto com os demais eventos em Dourados, promove o incentivo à pesquisa em diferentes subáreas e divulga o Curso de Letras por meio da aproximação das comunidades acadêmicas e de professores da comunidade em geral. Para isso, a programação do evento contemplará as áreas de Letras: Filologia, Linguística, Literatura e Línguas estrangeiras.

A organização do evento proporcionará palestras, mesas redondas, minicursos e comunicações coordenadas e individuais nas áreas de Estudos da Linguagem, Literaturas nas línguas portuguesa, espanhola, indígenas, e estrangeiras, cujo enfoque privilegiará a articulação entre conhecimento e prática docente em Letras. Para tanto, ganha especial destaque o papel da pesquisa na graduação e pós-graduação, por entendê-la como um instrumento essencial à construção do profissional e indivíduo pleno e reflexivo.

De acordo com a coordenadora do evento, Zélia Nolasco, o evento cumpre um papel importante ao integrar a comunidade da UEMS aos profissionais de outras universidades, além de dialogar e capacitar os professores da Rede Pública de Ensino, “pois possibilita um debate plural com participantes envolvidos com o ensino da linguagem e da literatura. Considerando a proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia e a interação com os povos indígenas do MS, o tema deste ano focaliza pesquisas em contexto de diversidade linguística de fronteiras, sejam elas, geográficas ou culturais”, destacou.

Saiba mais em: https://www.even3.com.br/cnellms2018

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS