Geral | Da redação | 09/08/2018 08h35

Mesmo com pouco espaço, é possível ter um jardim no seu apartamento

Compartilhe:

Atualmente as casas ou apartamentos em condomínios estão menores, mas todo espaço pode ser aproveitado, é só saber organizar as coisas de uma maneira harmoniosa. A decoração é uma forma de externar as características dos moradores e deixar o ambiente com um ar pessoal. E para quem gosta de plantas e mora em um apartamento menor, saiba que é possível tê-las e deixar o imóvel mais verde.

Decorar o lar com plantas, sejam elas floridas ou não, é ter vários benefícios, tanto para o ambiente quanto para a saúde. O ar fica mais limpo, a temperatura e umidade são reguladas, fora que cuidar de plantas é algo poderoso como uma atividade terapêutica. E com tantos benefícios fica difícil não investir um tempinho para fazer um jardim vertical.

O jardim vertical ou suspenso oferece uma praticidade, pois pode servir como decoração ou até uma pequena horta, e é possível cultivar quase tudo. Os tamanhos e formatos são variados e tudo depende do espaço disponível e o gosto do morador.

Crie um jardim vertical
Dentre os vários benefícios das hortas e jardins suspensos estão a variedade de materiais e a facilidade de montar. Pela praticidade muitas pessoas escolhem comprar estantes já prontas, por exemplo. E para quem prefere o “faça você mesmo” existe a opção de utilizar materiais recicláveis.

Os vasos individuais são muito utilizados, pois são a opção mais simples podendo utilizar uma estrutura diretamente na parede, como ganchos ou pregos, para encaixar os pequenos vasos. Outra maneira de deixá-los suspensos é colocá-los em estruturas de metal, em escada ou até estante de madeira. Opte por vasos de plástico ou alumínio por serem mais leves.

As plantas também podem servir de decoração dispostas nos canos de PVC, uma dica é plantar uma torre de flores ou suculentas, para alegrar o ambiente. Os canos também podem servir para cultivar vegetais e temperos. O pallet também é muito utilizado para sustentar plantas e só é preciso ter habilidade com uma furadeira e com o martelo. O material é facilmente encontrado e oferece liberdade para a criação.

Outro material que pode ser utilizado é a garrafa PET, que são fáceis para manusear as plantas e organizar como preferir. Fazer é super prático, basta cortar a garrafa como desejar e fixá-la com gancho ou tela aramada. As portas e janelas podem ser reutilizados para montar painéis e criar um design retrô.

O jardim vertical não deve ser feito em lugares muito úmidos ou em espaços que não são práticos. O tipo de planta para cultivar depende muito do gosto pessoal de cada um e do ambiente em que ficará. Caso seja um espaço com muito sol é preferível que cultive plantas que sejam mais resistentes e que usam essa luz a seu favor. Nas hortas suspensas é possível cultivar a maioria dos temperos e verduras, e até flores como decoração somente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS