Geral | Com Observatório do Cinema | 27/04/2024 10h43

O Sequestro do Voo 601: A história real por trás da série da Netflix

Compartilhe:

A Netflix conta com uma nova série baseada em fatos, O Sequestro do Voo 601. Vamos ver o que aconteceu ao capitão da aeronave na vida real.

“Quando um avião é sequestrado, duas aeromoças tentam ludibriar os bandidos enquanto negociações conturbadas rolam dentro e fora da aeronave. Baseada em fatos reais”, diz a sinopse oficial.

A trama gira em torno do sequestro real do avião HK-1274, em 30 de maio de 1973. Pertencente a uma empresa colombiana, a Sociedad Aeronáutica de Medellín (ou SAM), a aeronave decolou de Bogotá e fez sua segunda parada em Pereira, onde dois misteriosos sequestradores embarcaram no avião.

O que aconteceu ao capitão?
O personagem do comandante Richard Wilches, embora não tenha sido inspirado por uma pessoa específica, poderia ser considerado uma amalgamação dos dois pilotos que voaram o voo sequestrado da SAM Airlines em 1973. O capitão Jorge Lucena era o piloto quando o HK-1274 voou de Bogotá, mas após cerca de 30 horas, as autoridades convenceram os sequestradores a permitir que substituíssem toda a tripulação, pois todos estavam exaustos além do limite. Foi quando Edilma Perez, Barbara, Hugo Molina (piloto) e Pedro Ramirez (copiloto) entraram a bordo.

Em primeiro lugar, é importante especificar que toda a sequência em que vimos Edilma esfaqueando o Capitão Wilches não aconteceu na vida real. Em O Sequestro do Voo 601, vimos Wilches sendo retratado como um homem extremamente egoísta, pronto para sacrificar qualquer pessoa se sua vida estivesse em jogo. Wilches queria pousar o avião em Bogotá mesmo depois de saber que o ministro da defesa havia ordenado ao exército que abatesse o avião se ele pousasse em seu território.

O governo naquele momento não se importava se causasse algum dano colateral, e sua prioridade era não ceder às exigências dos sequestradores, Toro e Borja. Na vida real, no entanto, Molina foi informado de que Edilma e María Eugenia seriam levadas por eles, então o capitão não revelou a localização delas às autoridades colombianas.

Sob as ordens dos sequestradores, ele desligou toda a comunicação por rádio e não fez contato com a torre até pousarem em um aeroporto em Buenos Aires. Além disso, ao contrário do que foi apresentado na série da Netflix, Toro e Borja não escaparam juntos. Em vez disso, os sequestradores desceram em dois locais diferentes e se separaram um do outro. No início, parecia que estavam improvisando, levando o avião de um lugar para outro, mas na realidade, tudo fazia parte de seu grande plano para enganar as autoridades.

Agora, no final, O Sequestro do Voo 601 fez algumas mudanças drásticas na história real, e grande parte do que aconteceu no programa da Netflix não ocorreu na vida real. Borja e Toro nunca mantiveram Wilches como refém para sua proteção. Na vida real, os sequestradores queriam levar duas comissárias com eles para que as autoridades não os caçassem. Mas foi nesse momento que Molina fez um pacto de cavalheiros com os sequestradores, e ele disse a eles que não contaria às autoridades onde haviam descido.

Molina fez isso porque se importava com aquelas duas comissárias que arriscaram suas vidas para que os passageiros pudessem sair ilesos. Foi um ato de coragem, e Molina decidiu que não diria uma palavra às autoridades. Molina sabia o preço que teria que pagar e as acusações que poderiam ser feitas contra ele, mas mesmo assim manteve sua palavra. Ele só revelou às autoridades que os sequestradores tinham desaparecido depois que o avião pousou em Buenos Aires.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS