Geral | Da redação | 13/01/2018 18h00

Revista Guavira Letras prorroga prazo para submissão

Compartilhe:

A revista Guavira Letras do programa de Mestrado e Doutorado em Letras da UFMS – Câmpus de Três Lagoas prorrogou para até o dia 22 de janeiro de 2018 o prazo de submissões. A chamada é para a publicação de número 27, referente ao primeiro semestre deste ano e o Dossiê tem como título “Representações do religioso na literatura e no cinema”.

As submissões devem ser feitas pelo portal da Guavira Letras, no link: www.guaviraletras.ufms.br, e o tema deve ser referente a: Literatura / Cinema / Religiosidade.

Ementa – A religião é um dos elementos primordiais da maioria das sociedades. Como tal, representações de religiosidade sempre marcaram os textos literários. Há vários estudos sobre a representação da religião na obra de escritores brasileiros, tais como Jorge Amado, Machado de Assis, Luiz Vilela e Adélia Prado, assim como no trabalho de escritores de outras nacionalidades, como Emily Dickinson, Franz Kafka, Aldous Huxley, Dostoiévski, Thomas Mann e Ítalo Calvino. Da mesma forma, é comum analisar-se aspectos literários de textos sagrados como a Bíblia. A proposta deste Dossiê e reunir artigos que explorem representações do religioso na literatura e no cinema, assim como estudos de cunho literário de textos religiosos.

Abordagens – O sagrado / Sincretismo religioso / Religião e colonialismo / Religião e nação / Religião e (ideologia de) gênero / Representações de Deus(es) / Religião e tabu / As sagradas escrituras (Bíblia, Torá, Alcorão, etc) / Religiosidades indígenas / Fé e preconceito.

Mais informações podem ser obtidas no site da revista ou por meio do e-mail: guavira.letras.ufms@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS