Geral | Com Prefeitura de Três Lagoas | 18/03/2024 14h58

TL realiza a 1ª Semana Comemorativa de Alusão às Matrizes Africanas

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, juntamente com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual LGBT+ de Três Lagoas (CMDLGBT/TL), Conselho Municipal dos Direitos do Negro (CMDN), Colegiado Setorial da Cultura Afro de Três Lagoas, Sotrayorubá, e o Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana e Ifá de MS, Oludande, realizará entre os dias 18 e 27 de março, a 1ª Semana Comemorativa de Alusão às Matrizes Africanas de Três Lagoas. Com o objetivo de difundir e disseminar a tradição cultural, étnica e religiosa de matriz africana no Município.

Dados divulgados pelo jornal online da BBC News Brasil, revelaram que o índice de denúncias de intolerância religiosa no país aumentou 106%, de 2022 para 2023. Essas denúncias, em sua maioria, partiram de praticantes de religiões de matriz africana (umbanda, candomblé e culto ao orixá). Além disso, de cada 10 denúncias, 6 eram feitas por pessoas do gênero feminino, o que mostra que estes ataques são dotados de uma dupla exclusão, uma violência sempre se vincula a outras.

“Conforme o explicitado, não se pode mais deixar de tomar um posicionamento em relação ao tema, visto que vidas correm perigo por praticar a sua fé, em um Estado que configura juridicamente como laico” afirmou Edmilson Silveira.

A criação da (lei nº 4.076) de 19 de setembro de 2023, para que se tenha um espaço para se discutir questões de cultura de matriz africana, serviu de suporte a esta empreitada, de forma que se possa criar um momento de ação e reflexão sobre a pauta. A abertura oficial do evento será realizada no dia 21 de março, as 19h, no anfiteatro (plenarinho), da Câmara Municipal de Vereadores de Três Lagoas.

PROGRAMAÇÃO
Dia 21 (Quinta-feira)

18:30h – Abertura Oficial da 1ª COMEMORATIVA DE ALUSÃO ÀS MATRIZES AFRICANAS DE TRÊS LAGOAS, na sala de vidro da Diretoria de Cultura, localizada a Av. Rosário Congro, 560 – Centro, no município Três Lagoas / MS.

Dia 22 (Sexta-feira)
19h – Roda de capoeira e apresentação da roda de Candomblé na Feira Central.

Dia 23 (Sábado)
19h – Roda de capoeira e apresentação da roda de Umbanda na praça Ramez Tebet.

Dia 27 (Quarta-feira)
19h – Live de fechamento da 1ª COMEMORATIVA DE ALUSÃO DAS MATRIZES AFRICANAS DE TRÊS LAGOAS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS