Gincana | Com Prefeitura de Dourados | 25/05/2019 12h06

Dourados participa da Semana Internacional do Brincar

Compartilhe:

“O Brincar que Abraça a Diferença”. Esse é o tema da Semana Internacional do Brincar, que tem início neste sábado (25). Dourados participa pela primeira vez da proposta da Aliança pela Infância, que, no Estado, é direcionada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mobiliza a Rede Municipal de Ensino, além de universidades públicas e privadas e instituições parceiras.

De acordo com o Núcleo de Educação Infantil da Semed/Dourados, o município foi escolhido para integrar o projeto devido à participação ativa em Encontros do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, junto com Movimento Brasileiro em Educação Infantil.

O intuito da Semana é celebrar o “brincar livre” como meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite a elas vivenciar sua criatividade e imaginação, além de possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças, estimular o desenvolvimento da empatia.

A coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Cláudia Noda, destaca que a participação de Dourados se dá pela luta ativa em busca de agregar qualidade a educação.

“A Prefeitura de Dourados tem construído um roteiro, pela Secretaria Municipal de Educação, para reforçar o quanto é importante a educação infantil e a Semana do Brincar. Fóruns, entidades e comunidade se envolvem como parceiros da educação e pela busca de inserir brincadeiras e interações que são eixos norteadores da educação infantil”, destacou.

Ela destaca que a Educação Infantil deve garantir os direitos da criança, direitos de aprendizagem, bem como o desenvolvimento integral.

Neste sábado (25) acontece a abertura da ação nas unidades escolares e Ceim’s do município. As escolas do campo e indígenas também estarão envolvidas na proposta.

Durante toda a próxima semana, escolas e universidades estarão envolvidas em atividades nas unidades educacionais e ao ar livre.

No dia 1º de junho, durante a tarde (13h às 17h), uma atividade no Parque dos Ipês envolverá crianças, educadores e familiares.

De acordo com Cláudia Noda, a tarde contará com brincadeiras, gincanas, entre outras atividades lúdicas. “Uma das buscas é também mobilizar os adultos a perceberem as crianças e isso é mais notável quando brincam com elas”, destaca.

O Fórum Permanente de Educação Infantil de MS, Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil são apoiadores da atividade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS