Homenagem | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Corumbá | 14/06/2012 12h42

Corumbá celebra Dia de Santo Antônio com distribuição de pãezinhos

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia de Santo Antônio, celebrado no feriado municipal de 13 de junho, dia da Retomada de Corumbá, a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá, realizou a distribuição de três mil paezinhos pelas ruas e avenidas da cidade.

A iniciativa é realizada pela segunda vez em Corumbá. O pão é distribuído pelas ruas da cidade como forma de reforçar uma antiga tradição, a qual diz que o alimento deve ser guardado dentro da vasilha de mantimentos para que não falte alimento durante todo o ano. 

Antes de seguirem com o tradicional cortejo, equipes da Fundação de Cultura e Turismo participaram de uma cerimônia realizada pelo padre Jacinto Ortis, na Casa Luiz de Albuquerque (ILA). Na ocasião, os pãezinhos receberam as bênçãos do pároco antes de serem distribuídos à população.

História

Pelo calendário, Santo Antônio é o primeiro dos três santos juninos, que ainda incluem São João (dia 24) e São Pedro (dia 29), a ser comemorado. Santo Antônio nasceu numa família rica e importante de Portugal. Mas logo cedo quis viver o despojamento da vida de Jesus Cristo junto à comunidade do mosteiro da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho.

E quando seus parentes quiseram favorecer uma vida mais fácil dentro do mosteiro de São Vicente de Foras, periferia de Lisboa, mudou-se para o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, fugindo assim das facilidades que queriam para ele.

Mais tarde, querendo viver uma vida ainda mais radical, passou a seguir o caminho da pobreza evangélica, na imitação de Cristo, do jeito do Pobre de Assis, São Francisco. Antônio nasceu para servir e fez-se servidor da Palavra de Deus que anunciou não só com sua voz, mas, sobretudo, com seu exemplo.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS