Homenagem | Da redação | 16/12/2016 09h12

Espetáculo de dança homenageia Centenário de Manoel de Barros nesta sexta-feira

Compartilhe:

A Fundação Manoel de Barros (FMB) realiza nesta sexta-feira (16) o espetáculo “Para Encontrar o Azul eu uso Pássaros”, em homenagem aos 100 anos que o poeta completaria no dia 19 de dezembro. O evento acontecerá, às 19h, no auditório do Crea-MS, com entrada gratuita.

Com direção artística de Rosângela Caldas Luppi, as apresentações terão a participação dos idosos do projeto Ativa Idade, que além de mostrarem um pouco da vida de Manoel, também levarão ao palco as obras mais marcantes que retratam a personalidade do poeta das miudezas. Ao todo são 60 pessoas envolvidas na apresentação que tem duração de uma hora.

O espetáculo tem como objetivo levar o espírito de criança que o menino Manoel tem na maioria de suas obras, mostrando a importância de valorizar as pequenas coisas da vida, exemplificando que não precisamos de bens materiais para alcançar a felicidade.

“Nós queremos apresentar a sociedade as inspirações que as poesias e os conselhos do poeta nos deram para desenvolver ações nas áreas da arte, cultura e do fomento a educação. A linguagem que ele usa em suas obras é diferente e criativa. Assim, desperta na Fundação o uso da criatividade para promover suas atividades e encontrar o seu azul”, revela o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

No “panteão” dos poetas brasileiros, onde figuram, entre outros, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, nosso Manoel de Barros é com certeza uma referência na literatura contemporânea. Ele dispensa a razão e sempre buscou a força mágica das palavras, sendo um incansável incentivador das artes e da educação.

“Penso que a leitura e a frequentação das artes desabrocha a imaginação para um mundo mais puro. Acho que uma inocência infantil nas palavras é salutar diante do mundo tão tecnocrata e impuro”, nos ensina Manoel de Barros.

Serviço – A apresentação será no dia 16 de dezembro, às 19h, no auditório do Crea-MS, na rua Sebastião Taveira, 272 - Monte Castelo. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 3384-8042.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS