Homenagem | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 10/12/2012 13h02

Inaugurada, estátua Índia Terena celebra cultura e tradição na Capital

Compartilhe:

A Praça Oshiro Takemori, tradicional ponto de comercialização de produtos indígenas de Campo Grande, ganhou nesta segunda-feira (10 de dezembro) mais um marco cultural: foi inaugurada pelo governador André Puccinelli e pelo presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, a estátua “Índia Terena”, que homenageia os terena e as demais etnias de Mato Grosso do Sul.
 
A obra foi produzida pelo artista plástico Anor Mendes e se baseia em uma peça artesanal produzida por Indiana Marques. Contou com R$ 30 mil em recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado.
 
Com 4,5 metros de altura, foi confeccionada em resina, sílica e dalomita. Contará com placa de identificação em bronze com referências a cultura indígena e iluminação ornamental.
 
“Esta peça, de certa forma, homenageia uma parcela da cultura indígena presente em todos nós. É uma honra trabalhar em um marco como este. A melhor homenagem que um artista pode receber é trabalhar em algo assim”, analisa o autor Anor Mendes.
 
Segundo Indiana Marques, artesã responsável pela peça utilizada como modelo, a inspiração foram as índias terena que carregam na cabeça toda a riqueza natural coletada e produzida nas aldeias urbanas e rurais. “Elas são um ícone”, analisa.
 
“Com o tempo esta estátua se tornará uma referência de nossa cultura. Como uma Fontana de Trevi, de Roma, que recebe moedas e, de acordo com as lendas, realiza os desejos. Queremos incentivar a cultura indígena e manter as tradições das nove etnias, mas principalmente da Terena, que ‘sentou praça’ na Praça”, afirmou o governador André Puccinelli.
 
A Praça Oshiro Takemori é um ponto de comercialização e de difusão das culturas, principalmente da etnia terena. O objetivo da proposta é contemplar o espaço com uma peça que homenageia a mulher indígena, seu trabalho de cultivo, sua produção artesanal e sua força em perpetuar suas tradições.
 
“A estátua enaltece e fortalece nossos vínculos culturais e se torna uma referência turística importante para a Capital. É uma excelente proposta do Anor e da Indiana, já que a feira é uma referência tradicional. Com a escultura, será ainda mais valorizada”, explicou o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS