Homenagem | Da Redação/Com Dourados Agora | 10/05/2013 13h16

Portais da Praça Antonio João homenageiam Manoel de Barros

Compartilhe:

Normalmente adesivados com motivos de festas tradicionais da cidade, os portais instalados na Praça Antonio João, no centro de Dourados, acabam de receber nova decoração, desta vez homenageando aquele que é considerado um ícone da poesia sul-mato-grossense, Manoel de Barros.

“É uma justa homenagem que a cidade de Dourados faz a Manoel de Barros, o mais renomado poeta de Mato Grosso do Sul”, afirmou o prefeito Murilo. A primeira-dama Cecília Zauith também destaca a homenagem e lembra que Manoel de Barros pode ser um dos indicados para concorrer ao prêmio Nobel de Literatura de 2013.

Nascido no Beco da Marinha, à margem do Rio Cuiabá, na cidade que tem o mesmo nome do rio em 19 de dezembro de 1916, Manoel Wenceslau Leite de Barros mudou-se ainda menino para Corumbá. Da Cidade Branca foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, tendo depois viajado pela Bolívia e Peru, além de morar por algum tempo em Nova York.

Advogado, fazendeiro e poeta, Manoel de Barros que hoje reside em Campo Grande, descobriu-se poeta aos 13 anos, quando estudava no Colégio São José dos Irmãos Maristas, no Rio de Janeiro. Desde então a poesia passou a fazer parte de sua vida, tendo escrito 28 obras, e recebido 13 prêmios, entre eles o “Prêmio Orlando Dantas”, em 1960, conferido pela Academia Brasileira de Letras ao livro “Compêndio para Uso dos Pássaros”.

Poeta moderno, Manoel de Barros é avesso à repetição de formas e ao uso de expressões surradas, ao lugar comum e aos chavões. Seu perfil demonstra que também se utiliza da temática regionalista, indo além do valor documental e fixando-se no mundo mágico das coisas banais retiradas do cotidiano e que a maior inspiração para construir suas poesias é o Pantanal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS