Homenagem | Da Redação/Com Assessoria | 12/04/2013 12h50

Sebastião Salgado homenageou o coronel reformado Ângelo Rabelo

Compartilhe:

O premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado homenageou o coronel reformado Ângelo Rabelo, um dos fundadores da ONG Instituto Homem Pantaneiro (IHP), durante jantar no Museu de História Natural, em Londres, onde abriu, no dia 9, a exposição de seu projeto “Gênesis”. Hoje consultor de meio ambiente da holding EBX, Rabelo foi o primeiro comandante da Polícia Ambiental do Estado.


A homenagem, segundo Salgado, é um reconhecimento a atuação do IHP, que tem a gestão da unidade de conservação da EBX na Serra do Amolar, Pantanal de Corumbá, e desenvolve programas ambientais na região, e, sobretudo, pelo apoio de Rabelo ao seu projeto, que inclui imagens de locais intocáveis da planície. O fotógrafo visitou o Pantanal em 2012, por 30 dias, acompanhado pelo ex-militar.


“No olhar clinico de Sebastião Salgado e suas câmeras, o mundo estará colocando cores na Serra do Amolar e tornando-a parte de um planeta cada vez mais carente de lugares preservados”, disse Rabelo, acompanhado no evento pela esposa e vice-prefeita de Corumbá Márcia Rolon. “Suas fotos do Pantanal, irretocáveis, mostram o grau de conservação do bioma e a importância do homem em seu meio.”


Exemplo

Impressionado com as belezas do lugar, que visitou pela primeira vez, Salgado disse que “a marca que devemos deixar no Pantanal é do turista e não da destruição”. Ele lembrou que na sua região, no Vale do Rio Doce, a Mata Atlântica foi destruída pela agropecuária, para realçar o comprometimento do homem pantaneiro com o seu ambiente, para ele “um exemplo para o mundo”.

A première mundial da exposição “Gênesis” teve a presença de convidados ilustres, como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, e sintetiza oito anos de trabalho do fotógrafo explorando 32 países com suas lentes. São 245 imagens retratando tribos isoladas e paisagens de rara beleza, revelando a majestade da natureza e do equilíbrio das relações humanas com o frágil planeta Terra.


"É quase uma nova apresentação do planeta", diz o fotógrafo mineiro, em entrevista. Depois de Londres, a exposição seguirá para museus em Roma, Toronto, Paris, São Paulo, Lausanne e Rio de Janeiro. Museus de outras cidades, como Berlim e Frankfurt, na Alemanha, também vão mostrar o mais recente trabalho de Salgado. São 30 museus no mundo comprometidos com a exposição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS