Indígena | Da Redação/Com Fundac | 16/07/2015 16h50

Prefeito apresenta revitalização de Feira Indígena a Marcos Terena

Compartilhe:

O prefeito Gilmar Olarte levou o líder indigena Marcos Terena para conhecer a revitalização da praça Oshiro Takimori, onde funciona a Feira Indígena de Campo Grande, à frente do Mercado Municipal Antônio Valente. A praça foi revitalizada após esforços da primeira-dama Andreia Olarte, a pedido das indias que vendem legumes e verduras há anos no local.

Com a instalação da cerca de aço no entorno do Mercado Antonio Valente (Mercadão), a Feira Indígena, ponto tradicional que atrai não só moradores da cidade mas também os turistas, está sendo beneficiada com a melhoria. A Prefeitura também reformou os quiosques onde os indígenas comercializam seus produtos.

“Ampliamos nossas ações com os povos indígenas de Campo Grande e com apoio do Marcos Terena iremos atingir ainda mais nossos objetivos, que é sediar os Jogos Mundiais Indígenas”, ressaltou o prefeito Gilmar Olarte. 

O líder indigena elogiou a estrutura da praça e destacou o trabalho da prefeitura na reforma. “O ambiente ficou bonito, seguro e agora cabe a cada um de nós cuidarmos de sua manutenção, igual fosse na aldeia”, sugeriu Marcos Terena.

Segundo a presidente da Feira, Vanda Albuquerque, há muito tempo eles haviam pedido mais segurança para o local. “Esta segurança chegou com a administração do prefeito Gilmar Olarte, que está olhando para nós, e dando condições de trabalho. Para nós indígenas, o prefeito está fazendo um bom trabalho. Somos gratos”, frisou Vanda.


A vinda de Marcos Terena, liderança dos índios nascida em Aquidauana e reconhecida mundialmente, começou a ser construída na visita que o prefeito Gilmar Olarte fez a Brasília na semana passada, quando os dois se encontraram. 

A programação ocorre um mês antes de Campo Grande sediar dois eventos voltados à comunidade indígena, organizados pela Prefeitura de Campo Grande.

No dia 15 de agosto, será realizado o I Encontro de Anciãos e Lideranças Indígenas em Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígens, que visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município.

“Com iniciativas como essa, a subcoordenadoria cumpre sua função, de atuar como ferramenta articuladora entre o Poder Público e a comunidade indígena mediando, assim, a efetivação das políticas públicas”, afirma o subcoordenador Aguinaldo Terena.

O outro evento, a 10ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, será realizado no dia 16 de agosto, pela subcoordenadoria e pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp), no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

As duas iniciativas são comemoradas pelo presidente do Conselho dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, Sander Barbosa. “É uma valorização da população indígena, por meio da visibilidade à cultura dos nossos povos”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS