Indígena | Da Redação/Com Fundac | 21/07/2015 18h11

Prefeitura reúne esforços para eventos indígenas em agosto

Compartilhe:

Lideranças indígenas e representantes de várias secretarias municipais estiveram reunidos, na manhã de hoje, na sede da Semmu (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), para tratar dos eventos voltados às comunidades indígenas que serão realizados em agosto.

Presidida pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtemir Alves Brito, que também é chefe de Gabinete do Prefeito Gilmar Olarte, a reunião tratou do 1º Encontro dos Anciões e Lideranças Indígenas (14 de agosto); do 1º Festival Tradicional dos Povos Indígenas de Campo Grande e da 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Campo Grande (15 e 16 de agosto). Além dos representantes da Prefeitura, também estiveram presentes os membros do Conselho Municipal Indígena e lideranças indígenas. 

“É um diferencial esta reunião. Nunca antes chamaram os índios para discutir o Festival, os Jogos. Esse esforço é graças ao nosso prefeito Gilmar Olarte”, comemora o subcoordenador de assuntos indígenas, Aguinaldo Arruda. 

Em Campo Grande moram cerca de 10 mil habitantes indígenas, em quatro aldeias e duas em fase de reconhecimento. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena, argumentos que foram elencados na apresentação da candidatura para que a Capital possa ser sede dos Jogos Mundiais Indígenas, que será anunciada em outubro deste ano.

“O que precisamos fazer para evoluir esta discussão é preciso união e unidade. A comunidade indígena é muito forte e teremos todo o apoio das secretarias para a realização destes eventos”, destacou o secretario Valtermir Alves Brito.

O Encontro de Anciãos e Lideranças Indígenas em Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígens, visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município.

“Com iniciativas como essa, a subcoordenadoria cumpre sua função, de atuar como ferramenta articuladora entre o Poder Público e a comunidade indígena mediando, assim, a efetivação das políticas públicas”, afirma Aguinaldo. 

Os Jogos serão realizados no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS