Infantil | Com FCMS | 16/11/2019 11h55

Águas que Encantam fala da importância do Rio Paraguai

Compartilhe:

Cerca de 50 crianças entre 9 e 10 anos assistiram o documentário Águas que Encantam, nesta quinta-feira (14), no Centro de Convenções do Pantanal, no Porto Geral. A ação cultural faz parte da programação cultural do Festival América do Sul Pantanal (FASP), que acontece entre os dias 14 e 17, em Corumbá.
Com os olhos vidrados, os alunos da escola municipal de Ladário Marquês de Tamandaré, conheceram a importância do Rio Paraguai no surgimento e desenvolvimento de Corumbá e os municípios da região.

Pela primeira vez participando do FASP, Abimael Gomes, de 10 anos, disse que gostou muito do filme e que o que mais lhe chamou a atenção foram os gados, o rio e as pessoas. “Quando a gente assiste é mais fácil pra entender as coisas que a professora explica na sala de aula”.

A professora Cristiane Santana de Oliveira, fala que momentos como esse são de extrema importância para a educação, já que ela aproxima as crianças de sua realidade histórica, criando sua identidade.“Muitas desses alunos moram em bairros bem distantes de Ladário e não tem o acesso a cultura com facilidade. O festival oferece a oportunidade deles conhecerem a região em que vivem, outras culturas, outros países da América do Sul através de documentários como esse que assistimos, danças, músicas e outras manifestações que, juntas, vão criando a sua identidade cultural, sua origem histórica. E nós, professores, temos o papel de mediar este conhecimento”.

A coordenadora do núcleo audiovisual da Fundação de Cultura, Lidiane Lima, que é a responsável pela produção e a curadoria dos filmes, afirma que a seleção enfatizam a realidade sul-americana. “O cinema é o reflexo, o espelho de uma sociedade. Cada estado tem sua história, e cada país também. Neste documentário, ele aborda de forma bem educativa como a nossa região crescer e se formou através do Rio Paraguai, com a inserção e o crescimento da comunidade, a inspiração e o respeito que havia com a água, além da economia”.

Água que Encantam é um documentário de 20 minutos, feito este ano, em Mato Grosso do Sul. A direção é de Gilberto Luiz Alves e Candido Alberto da Fonseca. De forma educativa, o filme mostra uma viagem pelas águas do Pantanal e suas histórias através das pinturas sul-mato-grossenses.
Realizado com investimento público da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o 15º Festival América do Sul Pantanal (Fasp) acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS