Infantil | Da Assessoria | 02/10/2020 07h38

Alunos do Sesi da Capital 'atualizam' Semana de Arte Moderna de 1922

Compartilhe:

Como parte das atividades e aulas online adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande promoveram uma exposição virtual em que “atualizaram” as propostas modernas inspirados e correlacionando os acontecimentos da “Semana de Arte Moderna de 1922”.

O evento foi uma manifestação artístico-cultural realizada no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, quando os artistas envolvidos propuseram uma nova visão de arte a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.

No caso da “releitura” dos alunos da Escola do Sesi da Capital, o objetivo foi que os estudantes compreendessem as motivações dos artistas que montaram a semana de arte no início dos anos 20 do século passado e, baseado naquele ideal artístico e social, como seriam as proposições defendidas em 2020, considerando os acontecimentos e sentimentos atuais.

Fazendo uso compartilhado e coletivo do Microsoft Power Point, os alunos criaram uma exposição virtual com obras autorais, buscando pontuar aspectos da vida moderna. Aos moldes e no intuito de propor ressignificação de ideais estabelecidos, assim como propôs a Semana de Arte Moderna, a exposição de 2020 dos alunos reuniu obras que refletiram sobre tecnologia, hiperconectividade, algoritmos digitais, preconceito e negacionismo.

Segundo o professor Mateus Bonafé, a atividade mexeu com o lado “modernistas” dos alunos. “Fiquei extremamente contente em ver como eles usaram da arte para se expressarem. Na aula, fizemos um passeio pela exposição e ficamos vários minutos em cada obra, analisando-as e compartilhando as nossas leituras de cada uma delas. Foi muito proveitoso e enriquecedor essa atividade, pois pudemos entender na prática um pouco daquele teor de renovação social, um dos pontos centrais da semana de 22”, disse.

“Com a atividade proposta de criarmos um museu virtual, conseguimos ampliar nossa visão da modernidade, do que ela é e representa, como estamos tão atrasados, mas tão evoluídos, como somos tão frios e ao mesmo tempo extremamente emocionais. Com essa atividade foi possível retratar o quanto nossa geração está sim prestando atenção no mundo e tem um grande entendimento dos dias atuais, ao contrário do que muitos pensam”, disse a aluna Millena Gabriela Flores Silva.

Já o aluno Matheus Augusto Maldonado Melgarejo Ferreira destaca que foi uma ótima proposta a atividade e lhe ajudou muito em certos pontos. “Um exemplo disso foi no despertar da minha criatividade e outro fator é a sensação de criar sua própria obra que é muito divertido e satisfatório, pois o assunto modernidade fez recordar de um livro que eu já havia lido há muito tempo. O livro foi ‘1984’, de George Orwell que foi a principal inspiração para minha obra”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS