Infantil | Da Assessoria | 04/09/2020 07h39

Alunos do Sesi de Maracaju aprendem a valorizar o folclore brasileiro

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Como parte das atividades online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Maracaju aprenderam a valorizar mais o folclore brasileiro. Dentro do estudo da Cultura Popular Brasileira, eles abordaram como tema o folclore, que é o conjunto de práticas e saberes de determinado povo na perspectiva dos mitos, brincadeiras e cantigas transmitidos de geração para geração.

Segundo a professora Ana Claudia Matos Krul, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa, a atividade buscou estimular nos alunos o interesse pelo folclore brasileiro. “O objetivo da pesquisa foi reconhecer o folclore como integrante cultural, de uma forma que todos os sujeitos envolvidos possam constituir as maneiras de pensar entre as principais lendas, superstições e festas populares do Brasil”, disse, referindo-se ao saci-pererê, iara, lobisomem, mula sem cabeça, a catira, brincadeiras, danças e lendas.

Os alunos pesquisaram sobre o folclore do Brasil e cada um pode apresentar sua pesquisa em que introduziram e desenvolveram a capacidade de levantar hipóteses coerentes. “Estamos vivendo um momento interessante e bastante desafiador. Por isso, procuro buscar alternativas para deixar meus alunos seguros no que fazem. O folclore brasileiro apresenta muitos elementos a serem apresentados, mas, mesmo com o tempo curto, eles conseguiram enriquecer a didática propiciando uma pesquisa rica e proveitosa”, pontuou Ana Krul.

Para a aluna Clélia Ignes Benatti Gonçalves, a atividade foi muito interessante, pois trabalhou com os mitos brasileiros. “Foi uma pesquisa bastante produtiva devido à riqueza de conhecimentos existentes no folclore brasileiro. No meu trabalho, levei em consideração as músicas, lendas e brincadeiras, que são elementos da memória cultural popular brasileira”, declarou.

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