Infantil | Da Assessoria | 02/09/2020 11h59

Alunos do Sesi de Naviraí produzem vídeo sobre ciência da natureza

Compartilhe:

Em sequência às aulas online adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio da Escola do Sesi de Naviraí foram “provocados” pelos professores de Ciências da Natureza a pesquisar sobre as áreas de conhecimento que formam a disciplina e como elas se relacionam. De posse dessas informações, eles tiveram de criar um vídeo explicativo sobre as ciências da natureza e suas ramificações.

Durante a webaula, foram fornecidos vídeos que explicavam separadamente sobre cada disciplina que compõem a área e, depois, os alunos relataram por escrito quais suas concepções iniciais dessas disciplinas de forma isoladas. Na sequência, eles foram separados em grupos que gravaram vídeos explicando as divisões de cada disciplina (Biologia, Química e Física).

De forma isolada, cada grupo ficou responsável por uma disciplina, porém a regra era que cada divisão das disciplinas precisaria constar de uma aplicabilidade industrial. Após o tempo estabelecido para gravação dos vídeos, eles foram apresentados para os professores, que fizeram as devidas correções e, sempre que necessário, os alunos regravavam os vídeos para correção e esclarecimentos dos equívocos cometidos.

Quando todos os vídeos estavam com as informações corrigidas, foi o momento de juntar os conhecimentos adquiridos em uma única produção, fazendo o fechamento e relacionando as três disciplinas para a formação da área da Ciências da Natureza. Todos os alunos participaram ativamente na construção do projeto e os momentos de discussão e organização foram feitos durante as webaulas.

Segundo a professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, o trabalho realizado foi de grande valia, uma vez que os alunos puderam compreender melhor como que a junção dos conhecimentos biológicos, químicos e físicos para formar as Ciências da Natureza. “Também foi surpreendente ver a dedicação com a qual os alunos buscaram os conhecimentos para gravar os vídeos. No fim do trabalho, tivemos 50 minutos de muito conhecimento produzido e isso me fez perceber o quanto nossos alunos podem render sempre que instigados a isso”, avaliou.

Já o professor Anderson Douglas Souza completa que o Novo Ensino Médio é um grande desafio, tanto para o docente, quanto para o discente. “O aluno agora não tem aulas de Física, Química e Biologia, agora ele participa das aulas das Ciências da Natureza. Esse trabalho que nós da área realizamos teve como objetivo mostrar porque essas três matérias especificas fazem parte das Ciências da Natureza. O resultado foi bom, mas o que mais chamou atenção foi o empenho dos alunos na produção dos vídeos, o trabalho em equipe.

Para a professora Kamila Aparecida Pereira Tunes, a importância das Ciências da Natureza é a contribuição no desenvolvimento do aluno. “Os estudantes tornam-se protagonistas do conhecimento e disseminadores de ideias, que não são prontas, mas sim vão muito além do que lhes foi proposto”, pontuou.

“O trabalho de Ciências da Natureza foi um método dinâmico muito eficaz e de suma importância para o nosso aprendizado, levando em consideração tamanho conhecimento que adquirimos. Além disso, ele foi um método mais fácil e compreensível de aprendermos, pois a Física, Química e Biologia vão além do que imaginávamos, tendo subdivisões e ramos que muitos de nós não conhecíamos antes”, falou a aluna Melissa Vieira Borba.

O colega de turma, André Luís Ferreira Cardoso, considera o trabalho muito esclarecedor. “A tarefa me ajudou muito para compreender melhor os ramos das Ciências da Natureza. A tecnologia utilizada para a produção do trabalho também contribuiu para melhorar minhas técnicas de edição de vídeo. Enfim, foi muito divertido montar esse vídeo e preparar tudo”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS