Infantil | Da Assessoria | 09/09/2020 09h34

Alunos do Sesi de Três Lagoas fazem experiência com plantas

Compartilhe:

Como parte das atividades online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da Educação Infantil da Escola do Sesi de Três Lagoas fizeram uma experiência sobre a alimentação das plantas. Sob a supervisão da professora Carolina Campos Garcia Ribeiro, as crianças utilizaram corante, plantio com alpiste e germinação com feijão para saber como é o processo de desenvolvimento dos vegetais.

O experimento também serviu para propiciar às crianças a oportunidade de conhecerem e aprenderem a cuidar de uma planta. Durante o estudo da unidade 3 da apostila, intitulada “Jardim é um Lugar Assim...Assim Como?”, os alunos iniciaram a investigação sobre as plantas com a seguinte questão: de que as plantas precisam para viver?.

As vivências e os conhecimentos sobre plantas e sua interação com os demais elementos do ecossistema do jardim foram sistematizados com registros individuais e coletivos e com uso de símbolos não convencionais, o que permitiu compreender a função social da escrita em situações reais de uso”, detalhou.

Para a diretora Zuleica Alves Guimarães, tem sido maravilhosa a participação da família dos alunos da Educação Infantil nesse período de pandemia no sentido de apoiarem as crianças para a participação exitosa nas aulas remotas. “Isso se revela mais ainda no envolvimento em oportunizar a elas a realização das experiências propostas pela professora”, disse.

Já a professora Carolina Ribeiro completa que trabalhar com o plantio e com o cultivo de plantas deu uma excelente oportunidade para também ensinar o uso do calendário. “Eles aprenderam a marcar a data de plantio e da germinação, fazendo o cálculo de quantos dias a planta demorou para florescer. As crianças ficaram animadas com as diferentes possibilidades de investigação sobre as plantas”, afirmou.

“Uma dica é fazer a mistura e dar uma cortada no caule da flor imersa na água, a sucção fica melhor porque quando cortam na forma olha nos vasinhos de planta”, completou Patrícia Hamada, mãe do aluno Raul Hamada Moraes. “O que eu mais gostei foi plantar o alpiste. Ele está com o cabelo grandão”, ressaltou o aluno Isaque Soares de Souza Felix da Silva.

Para o aluno Joaquim Seixas Pones, a atividade foi muita divertida. “Eu estou levando o Sr. Cabelo para tomar sol porque as plantas precisam muito de terra, água e sol. Se a gente não der isso, as plantas morrem. Tem que fazer isso todo o dia até o meu Sr. Cabelo crescer”, afirmou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS