Infantil | Da Assessoria | 15/09/2020 08h20

Alunos do Sesi usam trava-língua para aprender sobre folclore

Compartilhe:

Em continuidade com a aulas e atividades online devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 5°ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá usaram a brincadeira do trava-língua para aprender mais sobre o folclore brasileiro. A técnica foi escolhida para desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras ou finais.

Além disso, a atividade do trava-língua ainda contribuiu para trabalhar as habilidades de leitura, de escrita e de interpretação dos alunos, bem como instigar a curiosidade natural da criança a reconhecer as características de nosso rico folclore. Como o folclore brasileiro é muito rico em histórias e tradições, a brincadeira do trava-língua ofereceu um universo rico e lúdico para os estudantes, despertando e estimulando o prazer pela cultura popular.

Inicialmente o tema foi trabalhado de forma remota pela professora Regina Benedita, que, por meio de apresentações de vídeos, slides, roda de conversa e bate papo, propôs o desafio de os alunos produzirem um vídeo com trava-língua. “Os vídeos ficaram muito bons e foram exibidos durante a aula virtual para que todos pudessem ver os colegas”, relatou Regina Benedita.

Para Lidiane de Oliveira Scherrer, mãe da aluna Andressa Scherrer, a professora foi muito feliz na escolha da atividade. “Ela tem se empenhado e se dedicado muito neste período difícil que estamos passando. Os trabalhos pedagógicos mesmo sendo a distância estão sendo mediados com maestria pela professora”, declarou.

Já a aluna Lurdes Maria Soares Zarete completou que a atividade foi muito divertida. “Eu gostei muito da atividade do trava-língua do folclore brasileiro, pois além de aprender a pronunciar as palavras, ouve também o trabalho de pesquisa, onde pudemos explorar sobre o folclore que é uma tradição cultural do Brasil”, pontuou.

A colega dela, a aluna Hannah Bechuate, completa que o trava-língua sobre o folclore brasileiro mexeu com todos. “Além de muito divertida, a brincadeira chamou a atenção de todos. A realização das atividades diferenciadas nesse período de pandemia nos ajuda a distrair e aprender e aumentar o nosso conhecimento”, disse.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS