Infantil | Da Assessoria | 12/06/2020 09h30

Bibliotecas do Sesi mantêm robótica de forma online

Compartilhe:

A oficina de robótica com Lego, uma das iniciativas promovidas gratuitamente pelas bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 41 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, precisou ser temporariamente suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), deixando saudades em crianças da rede municipal de ensino matriculadas no projeto extracurricular.

Foi então que os monitores das bibliotecas e professores das creches e escolas dos municípios se mobilizaram e criaram uma forma de continuar as aulas de robótica durante a quarentena: vídeos. Eles estão gravando vídeos e organizando-se para que os conteúdos das oficinas cheguem até a casa dos alunos.

Mutirão

Os monitores enviam as aulas, por meio de grupos de WhatsApp, e incluem também diversas outras atividades dos projetos de iniciação tecnológica, gibiteca, cinemateca e contação de histórias, que auxiliam na interlocução com os pais dos alunos, por exemplo, e também se mobilizaram para auxiliar na gravação dos vídeos e conteúdo que vão chegar até as casas das crianças que integram o projeto.

A bibliotecária do Sesi, Evelin Torres Romero, conta que grande parte dos alunos sequer tem computador em casa e, por isso, fazia uso dos espaços multimeios das bibliotecas para participar dos projetos e realizar atividades nas plataformas. “A solução, então, foi adaptar parte das atividades ofertadas, como as oficinas de leitura e aulas como a de robótica com Lego, para smartphones, e criar grupos de WhatsApp para encaminha-las para os pais das crianças”, explicou Evelin Romero.

Ligação com a comunidade

Ela completa que essa é uma forma de não afastar a comunidade das bibliotecas e, ao mesmo tempo, contribuir com o aprendizado dos alunos e interação das famílias durante a quarentena. Na unidade de Rio Verde, a monitora Laura Pereira da Silva fez um vídeo de contação de histórias, que foi encaminhado para crianças das creches locais que frequentam as oficinas das bibliotecas no contraturno.

Na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Maracaju, em uma atividade voltada para os pequenos “mais velhos”, o monitor Lucas Muller enviou livros e gibis em formato digital no grupo do Whatsapp dos pais dos alunos do projeto Lego. “O João Lucas ama as oficinas de robótica com Lego e adorou receber os livros e matar a saudade”, conta Luciana Lelis sobre a reação do filho.

Atividades práticas

Em Ponta Porã, a monitora Marluci Mabel Monzon Dias está realizando aulas e passando atividades práticas de robótica para os frequentadores da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi de maneira remota, também por WhatsApp. “Os alunos fazem as atividades e os pais mandam a devolutiva, e agradeceram bastante as sugestões que enviamos para a quarentena. É muito importante essa inclusão de todos no mundo da tecnologia", analisa Marluci Dias.

Do quintal de casa, as monitoras Raquel Barros Gonsalves Fischer e Elisângela dos Santos, da biblioteca de Rio Negro, improvisou a gravação da história da Emília, a Boneca de Pano, do Sítio do Pica Pau Amarelo, que foi enviada para os alunos via WhatsApp. Na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi no município de Sete Quedas, a monitora Maria José da Costa Aliender envia nos grupos das turmas de oficinas de robótica sugestões de jogos pedagógicos, confecção de brinquedos, brincadeiras e uma gibiteca digital.

Livros em PDF

Em Inocência, estão sendo organizados grupos de trocas de livros em PDF e a monitora Agna Garcia da Silva tem gravados vídeos de contação de histórias, inclusive com apoio de uma intérprete de Libras. “Médicos, enfermeiros, profissionais da segurança, todos estão fazendo a sua parte. Nós, da biblioteca do Sesi, estamos contribuindo para que as famílias esqueçam um pouco o sentimento de medo e se apeguem mais à leitura e à literatura”, pontuou.

Mãe da aluna da oficina de robótica Thaviny Victória, Eliane de Souza Silva, considera que o momento é de dificuldades, e por isso é tão importante manter bons hábitos, como a leitura. "O projeto de robótica da biblioteca é maravilhoso, proporciona uma interação mútua com nossas crianças, desenvolve a criatividade e aprendizado”, afirmou.

Na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Nova Alvorada do Sul, a monitora Alessandra Santos gravou poesias de Elias José “A Casa e Seu Dono”, “Os dois Passarinhos” e “Coelho e a Tartaruga”, que foi disseminada entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade. "Minhas filhas ficaram encantadas com as histórias, ficamos no aguardo das próximas, porque é uma ótima iniciativa", agradeceu a Ana Cládia Nogueira, mãe de uma das crianças que recebeu o conteúdo.

Bibliotecas da Indústria do Conhecimento

Desde 2008, o Sesi de Mato Grosso do Sul, em parceria com as prefeituras, instala nos municípios um espaço para acesso gratuito da comunidade à cultura e entretenimento. Atualmente, são 45 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 41 cidades do Estado, porém, com todas as atividades presenciais suspensas no período de pandemia.

O projeto organiza-se como um centro multimeios, que, além de disponibilizar livros, DVDs, CDs e acesso à Internet, promove a interação de seus usuários com o saber, apoiando as atividades de ensino aprendizagem e a formação do cidadão. Mais informações sobre as bibliotecas podem ser obtidas pelo site www.sesims.com.br/bibliotecas/.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS