Infantil | UFMS | 29/06/2020 09h31

Brinquedoteca abre seleção para crianças de 2 a 10 anos

Compartilhe:

Iniciado como projeto de extensão em 2017, neste ano a Brinquedoteca se transformou em uma unidade de apoio da Faculdade de Educação (Faed). “Já atendemos aproximadamente 130 crianças desde o início das atividades. Agora, além de colaborar com a formação de acadêmicos de Pedagogia, a unidade pode servir como apoio para formação de estudantes de outros cursos, por isso, o nome Brinquedoteca: centro de formação”, explica a diretora da Faed Milene Bartolomei Silva.

Prioritariamente, a unidade atende filhos ou menores sob guarda legal de estudantes da UFMS, com idade entre 2 e 10 anos. As inscrições para o preenchimento das vagas podem ser feitas entre os dias 20 de junho e 19 de agosto no sistema https://selecao.ufms.br/ . A Brinquedoteca irá atender até 30 crianças por período durante oito horas por semana, nos seguintes dias e horários: 2 a 4 anos, terças e quintas-feiras, das 13h15 às 17h15; 4 a 7 anos, uma turma às segundas e quartas, das 7h15 às 11h15 e outra turma das 13h15 às 17h15; 7 a 10 anos, terças e quintas-feiras, das 7h15 às 11h15.

Serão contemplados acadêmicos que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação, possuam renda per capita de até um salário mínimo e meio. Os procedimentos para inscrição estão detalhados no edital abaixo. Caso haja alguma dúvida, a mesma deve ser encaminhada para o e-mail brinquedotecaufms@gmail.com com o assunto Brinquedoteca – cadastro 2020.2. “A previsão para início dos atendimentos é dia 31 de agosto”, fala Milene. Segundo a professora, caso não sejam preenchidas todas as vagas, serão abertas inscrições para filhos de servidores.

Formação

Além de auxiliar os estudantes que não têm com quem deixar os filhos e precisam estudar, a Brinquedoteca auxilia na formação dos acadêmicos de Pedagogia, que executam diversas atividades na unidade. “A Brinquedoteca não substitui a escola. As crianças precisam estar matriculadas em centros de educação infantil ou escolas de ensino fundamental. Mas, na unidade, elas participarão de atividades lúdicas e brincadeiras desenvolvidas pelos acadêmicos sob orientação de professores”, comenta Milene.

“Convido professores e estudantes dos cursos da área de saúde e das licenciaturas que conheçam a unidade. Eles podem também atuar na Brinquedoteca, desde que proponham projetos. Por exemplo, o curso de Enfermagem pode atuar na área de imunização, desde que haja um projeto para isso, é plenamente possível”, ressalta a diretora da Faed.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS