Infantil | Com Prefeitura de Bataguassu | 13/02/2020 13h12

Museu Municipal Helena Meirelles realiza projeto 'Férias no Museu'

Compartilhe:

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do Museu Municipal "Helena Meirelles" inicia nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, o projeto "Férias no Museu”. Serão oferecidas sessões de cinema gratuitas até o dia 15 de fevereiro, sábado.

De acordo com a chefe do Núcleo Municipal de Cultura, professora Regina Freire, a programação especial de férias é voltada para crianças e adolescentes com idade de 4 a 15 anos.

Nesta primeira edição, segundo Regina, serão exibidos os filmes "Fujona – Em Busca da Liberdade"; "Cordilheira de Amora II" e "As Invenções de Akins", todos audiovisuais regionais de curta-metragem com classificação livre, produzidos no Estado, contemplando a rica cinematografia sul-mato-grossense.

Regina comenta que o cinema é uma importante fonte de cultura e aprendizado. "Os recursos audiovisuais são ferramentas que possibilitam trabalhar de forma lúdica temas importantes como meio ambiente, sustentabilidade, bullying, emoções, ética, cidadania e outros", disse ela.

A chefe do Núcleo Municipal de Cultura frisa que o projeto [Férias no Museu] tem a intenção de trazer as crianças e jovens para o museu e oportunizar que eles conheçam mais o acervo e a história do município. "É uma oportunidade também de despertar o gosto do público-alvo para a "sétima arte", incentivando a formação crítica e apreciativa; estimulando a difusão do conhecimento, formação cultural e educação, um dos objetivos do Museu Municipal "Helena Meirelles”, pontua.

As exibições dos filmes acontecerão no horário das 15 horas às 16h30 (horário de Brasília) e tem entrada é gratuita.

Após os filmes, os presentes analisarão os audiovisuais com mediação da professora Lucimar Ramos através da arte (pintura e colagem) e amplos debates.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres.

SERVIÇO

Mais informações no Museu Municipal "Helena Meirelles" localizado na rua Ribas do Rio Pardo, 376, próximo ao Fórum. O funcionamento é de terça aos sábados, das 9 às 12 horas; e das 14 às 17 horas (horário de Brasília).

SINOPSES

Filme "Fujona – Em Busca da Liberdade" é a história de uma onça pintada que ainda filhote fugiu por duas vezes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande e ocupou, entre o fim de 2010 e início de 2011, o noticiário regional. A fujona mostrava ali sua vontade de vivenciar sua liberdade, mas como deve ter sido, para o animal, passar por essa situação? O curta-metragem reconstrói os fatos sob o ponto de vista da onça pintada. A direção é de Lu Bigatão e a duração é de 22 minutos.

Filme Cordilheira de Amora II é um documentário sobre a indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martinez que vive na vila indígena de Amambaí, em Mato Grosso do Sul e transforma seu quintal em um experimento do mundo. A direção é de Jamile Fortunato e a duração é de 12 minutos.

Filme As Invenções de Akins - Curta-metragem infanto-juvenil produzido em Campo Grande, onde o pequeno Akins, filho único de mãe solteira, resolve construir sozinho uma máquina feita de sucatas e brinquedos. Usando de muito humor, aventura e uma pitada de fantasia, a narrativa de “As Invenções de Atkins” busca mostrar às crianças que é possível resolver situações-problema por meio da persistência, da curiosidade e do aprendizado proveniente da tentativa e erro. Direção de Ulisver Silva e duração de 33 minutos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS