Infantil | Da Assessoria | 08/09/2020 07h20

Sesi de Aparecida cria projeto de acolhimento socioemocional

Compartilhe:

Em continuidade com as atividades online devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado criou o “Projeto Emoções”, que disponibiliza acolhimento socioemocional aos alunos. Quinzenalmente, a analista técnica da Startup Sesi, Caroline Gomes Xavier, reúne-se, de forma virtual, com os estudantes.

Na última sessão, Caroline Xavier reuniu-se com os alunos da 3ª série do Ensino Médio para oferecer um suporte emocional, através de espaço para elaboração de sentimentos e emoções, permitindo novos significados e soluções para lidar com os desafios da pandemia mundial da Covid-19.

Com duração mínima de 12 encontros em grupo de pelo menos 60 minutos cada, a metodologia está referenciada no guia de saúde mental do Sesi Nacional. Os alunos são oportunizados com um espaço de escuta ativa para esse momento, sendo estimulados a expressar seus sentimentos e emoções através de atividades lúdicas, exercícios de respiração, entre outras técnicas.

A analista técnica de Educação do Sesi no Estado, Glaucia Campos, explica que acolher a humanidade existente em cada um, principalmente neste momento e despertar a inteligência coletiva para juntos construirmos soluções é de extrema importância.

“Esse projeto iniciou-se na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e se estenderá para todas as demais escolas da Rede de Ensino do Sesi no Estado. Promover aos nossos alunos momentos de escuta ativa e de acolhimento está fazendo toda a diferença na interação e motivação dos alunos nesse período remoto”, reforçou Glaucia Campos.

A analista técnica Caroline Xavier completa que diversos artigos científicos alertam para o aumento do sofrimento mental como consequências esperadas diante da pandemia. “Passamos por muitas adaptações, que embora necessárias, ocorrem de forma muito abrupta e sobrecarregam nossos recursos internos”, declarou.

Ela completa que esses encontros proporcionam um espaço de escuta e acolhimento para elaboração dos sentimentos, emoções e reações, além de criar coletivamente estratégias para lidar com o contexto. “Aproveitamos da inteligência coletiva criada para favorecer o autocuidado, a empatia, a solidariedade, o autoconhecimento e fortalecer as competências socioemociais, preparando esses jovens para o momento atual e para as incertezas do futuro”, pontuou.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio gostaram da iniciativa e consideram de extrema importância o projeto para o desenvolvimento de cada um deles. “Na minha opinião, o Projeto tem muito a agregar, principescamente neste momento de pandemia, qual tudo está diferente e um pouco mais difícil, ter um espaço para falar com uma pessoa competente e muito bom e ajuda muito, sabemos que pode até salvar vidas”, analisou o aluno Gaek Ribeiro Santos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS