Inscrições | Da redação/com Assessoria | 02/07/2014 15h13

Centro Cultural abre novas vagas para aulas de danças

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para aulas de nível intermediário de Forró e Samba de Gafieira e nível básico de Pagode. Os cursos são direcionados para pessoas a partir de 15 anos e ministrados pelo professor e coreógrafo Davi Rosendo, as terças e quartas-feiras.

As aulas fazem parte do Programa Educativo do Centro Cultural e acontecem começam na próxima terça-feira (8 de julho) nos seguintes horários: forró, das 18h30 às 19h30; samba de gafieira, das 19h30 às 20h30 e pagode, das 20h30 às 21h30. As mensalidades são de R$ 70,00 e o término dos cursos em setembro.

“Muitas das maiores criações culturais e artísticas coletivas de que se tem notícia no mundo da dança de salão têm origem popular. Assim é com o samba de gafieira, o forró, o tango, a salsa e também com o pagode. A riqueza e a criatividade e complexidade dessas danças em geral sempre demorou um tempo para ser descoberta e reconhecida. Este curso é uma forma de contribuir para a inserção delas neste universo”, explica o professor.

Davi Rosendo leciona Dança de Salão desde 2006. Foi aluno do Centro de Dança Cláudio e Dinorá e aprendeu Tango em Buenos Aires, na Argentina. Foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS), participou do curso de Formação de Professores de Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro, em 2012 e atua também como coreógrafo. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Serviço - As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de agosto, 453, de terça a sexta-feira, das 8h às 18h ou diretamente com o professor no dia da aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

 

Conheça mais sobre os estilos

Samba de Gafieira: Estilo de dança de salão que se originou no Rio de Janeiro oriundo do Maxixe, ritmo praticado no início do século XX. Muito admirado pela mistura de gingado, proteção, elegância e condução do cavalheiro e pela beleza de ganchos de perna da dama.

Forró: Designação popular dos bailes frequentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estradas de ferro. Trazido por Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o ritmo veio para São Paulo nos anos 60 e hoje é bastante difundido por diversos intérpretes como os grupos Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino. É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias que podem optar por uma dança coladinha ou pela execução de diversos giros e figuras que o Forró moderno incorporou.

Pagode: Dança relativamente jovem, criada recentemente no Brasil simultaneamente entre Salvador e Rio de Janeiro. Trata-se de um estilo de origem popular, riquíssimo em criatividade e improvisação, e que cativa exatamente pela liberdade que oferece a quem a pratica. É um estilo de samba e tem suas origens no Rio de Janeiro e Salvador entre o final da década de 1970 e início da década de 1980 a partir da tradição das rodas de samba feitas nos "fundos de quintal". Como vertente musical, o pagode nasceria exatamente dessa manifestação popular completamente marginal aos acontecimentos musicais dos grandes meios de comunicação brasileiros. A partir do surgimento de nova geração de sambistas no Rio de Janeiro nos anos oitenta, oriunda desses pagodes e que inovaria a forma de se fazer samba, o termo "pagode" batizar espontaneamente o novo estilo musical derivado do samba.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS