Inscrições | Da Redação/Com Assessoria | 20/08/2013 10h50

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Estudantil de Paródia

Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Estudantil de Paródia “Muitas Vozes contra a Violência”, que acontecerá dia 1º de outubro, das 13h30 às 17h30, no Centro Cultural Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O concurso é promovido pelo Comcex/MS (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) e pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, e está aberto a todos os alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.

A inscrição deve ser feita na escola em que o aluno está matriculado, acompanhada da autorização por escrito dos pais ou responsáveis. Cada escola só pode ter um representante. Havendo mais de um candidato, a escola deve fazer uma pré-seleção e escolher seu representante. Podem concorrer com apresentação individual, dupla, trio ou até mesmo banda com no máximo cinco integrantes.

Os vencedores do 1º ao 5º lugar serão premiados com instrumentos musicais (violinos, violões), tablets, bicicletas, notebooks e aparelhos de telefonia celular. Os professores orientadores também ganharão prêmios, e até quem não conseguiu colocação concorre a brindes. Vanilce Aparecida Leite, que integra tanto o Comcex quanto a Comissão Intersetorial, conta que todos os prêmios vêm de doações do comércio e de órgãos como a Receita Federal.

A ideia de enfrentar o problema da violência contra criança e adolescentes com música tem dois objetivos: estimular os estudantes a falar sobre o assunto e atingir o possível agressor com as paródias, já que via de regra a violência acontece dentro de casa e tem como agentes os parentes mais próximos.

Vanilce assegura que é preocupante a situação da violência contra criança e adolescente no Estado. Muitas vítimas não denunciam, ou porque têm medo ou porque acreditam que seja normal sofrer a agressão, quase sempre imposta pelos próprios pais. O concurso de paródia pode trazer mais luz sobre o problema, bem como ajuda a desenvolver o processo de integração, participação, criatividade artística e oralidade dos estudantes.

A regra principal é ser fiel ao ritmo e alterar a letra para uma mensagem sobre o tema de combate à violência contra criança e adolescente. Não pode superar três estrofes e a apresentação é limitada a no máximo três minutos. Para mais informações o interessado deve entrar em contato com o Comitê da Cultura e Esporte pelos telefones 3318-7082, 3318-7083 ou pelo email cocesp.sed.ms@gmail.com.

O Comcex/MS (Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes) é composto por representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente,  organizações governamentais de âmbito federal e estadual, organizações da sociedade civil com atuação na temática, adolescentes e jovens inseridos em organizações, universidades públicas e privadas, organizações sindicais, representantes do Sistema S, Ministério Público e órgãos colegiados municipais.

Já a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é integrada por representantes de todas as Secretarias, Subsecretarias e Fundações do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS