Inscrições | Da redação/Com Assessoria | 15/01/2013 19h53

Inscrições para o Grito Rock Festival podem ser feitas até dia 7

Compartilhe:

Nascido no ano de 2003, na cidade de Cuiabá (MT) por iniciativa do Espaço Cubo, o Grito Rock Festival se mostrar como uma alternativa da cena independente de música para os tradicionais festejos carnavalescos.

Com características de um festival de baixo orçamento e com possibilidade de auto-gestão, o festival surge como um importante impulsionador às conexões em rede entre os produtores e artistas envolvidos, estimulando a comunicação integrada e a formação de agentes culturais em diversas cidades brasileiras.

Nos anos de 2007 e 2008, o Circuito Fora do Eixo, rede de trabalho formado por mais de 72 Pontos Fora do Eixo em todo o país, realizou uma série de ações estruturantes com o foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, sustentabilidade e economia solidária e ainda sonorização e luz, adota o evento como um de seus projetos.

Na primeira edição do festival, sob o novo comando, mais de 20 cidades participaram. No ano seguinte alcançou 50 pontos. Em 2009 atingiu a marca de 60 cidades e em 2010 o Grito Rock foi promovido em 80 pontos em todo o território nacional, sendo apresentadas mais de 500 bandas independentes. Em 2011 o Grito Rock, sob o comando do Circuito Fora do Eixo, filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes-Abrafin, com o apoio do Toque no Brasil, chegou a sua nona edição com um total de 132 cidades participantes, entre elas, cidades de outros países, tais como: Costa Rica, Panamá, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Guatemala, Honduras e El Salvador.

A idéia de promover o festival em Dourados surgiu em 2011 a partir da necessidade  de ampliar os espaços de produção alternativa de música, artes plásticas, artes cênicas entre outras, visto que a cidade sofre com a escassez de espaço físico para a circulação desses grupos. Foram escolhidas 30 bandas de 149 inscritas. Estas tocaram diversas vertentes do rock do dia 25 à 27 de março de 2011, no Unversitários Rock Bar.

Neste ano Dourados terá sua 2º edição do festival, sendo que agora o Grito Rock tem caráter mundial.

“Dar incentivo a participação de grupos independentes da região da grande Dourados e demais localidades do estado, dando oportunidade para que os artistas locais saiam das garagens de suas casas e mostrem seus trabalhos é de suma importância para a cena independente da cidade. Além de possibilitar a visibilidade destes artistas em toda a rede do festival, sendo oferecidas vagas para músicos de outras regiões do país e do mundo”. Diz Fabiana Fernandes uma das produtoras do evento na cidade de Dourados.

Lembrando que no Mato Grosso do Sul a única cidade que sediará o Grito Rock Mundo 2013 será Dourados, então inscreva sua banda. As inscrições estão abertas do dia 7 de janeiro à 7 de Fevereiro no site http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-mundo-2013/grito-rock-dourados-3/


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS